fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Amesterdão testa barcos elétricos autónomos

Amesterdão vai testar barcos elétricos totalmente autónomos, os Roboats, para efetuar transporte de passageiros e cargas. 

O Roboat resulta de uma pesquisa de cinco anos que tem por objetivo produzir a primeira frota mundial de barcos elétricos autónomos para a capital holandesa. Os barcos foram projetados e criados pelo Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Avançadas e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Com mais de 100 quilómetros de canais, Amesterdão há muito que usa as suas hidrovias para o transporte, mas numa tentativa de diminuir o congestionamento dentro e fora da cidade, serão testados alguns Roboat que realizarão tarefas como o transporte de passageiros e de pequenas cargas – por serem modulares adaptam-se facilmente a qualquer destes fins. 

Stephan van Dijk, diretor de inovação do Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Avançadas, que está a colaborar com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse que a tecnologia era “muito relevante em operações portuárias altamente complexas, onde existem muitas embarcações e cais. Assim podemos realmente melhorar a segurança com sistemas autónomos, mas também torná-la mais eficiente e conseguir uma abordagem de operações 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

Com uma velocidade máxima de 6 km/h, os Roboats recorrem a hélices e propulsores, que são alimentados por uma bateria elétrica, que pode funcionar até 24 horas, para se moverem. E enquanto eles são atualmente conduzidos remotamente por câmaras e sensores que analisam o perímetro envolvente ao barco, detetando objetos fixos e em movimento, os investigadores admitiram que ainda precisam de alguns anos para ajustar a tecnologia de condução totalmente autónoma que, nas palavras do engenheiro Rens Doornbusch, ainda precisa de trabalho para que seja completamente seguro as embarcações circularem nos canais. 

Os testes já começaram em Marineterrein, Amesterdão, enquanto o Instituto de Amesterdão também trabalha ativamente com os ministérios e legisladores para resolver todos os aspetos legais e de privacidade, com a Roboat confiante na forma como a câmara que faz parte do sistema de aquisição de dados foi desenvolvida, que usa a informação de maneira a não identificar nenhuma pessoa, assegura Van Dijk.

Show More