A Concordia Damen, empresa holandesa de construção naval, e a companhia de navegação Lenten Scheepvaart assinaram um contrato para a construção da primeira embarcação de navegação interior movida a hidrogénio.
O navio, que será batizado de MV Antonie, terá 135 metros de comprimento e cerca de 3.700 toneladas, com propulsão fornecida por um sistema de pilha a combustível. Será empregue no transporte de sal entre Delfzijl, no norte da Holanda, e Botlek, no porto de Roterdão, para a empresa química Nouryon.
O MV Antonie utilizará uma estação de abastecimento de hidrogénio instalada em Delfzijl.
Chris Kornet, CEO da Concordia Damen, comentou que a empresa sempre esteve na “vanguarda da sustentabilidade da indústria do transporte fluvial” e acrescenta: “acredito que não haverá uma forma única de reduzir as emissões no nosso setor, mas uma série de abordagens”.
A Lenten Scheepvaart já recebeu um subsídio de 4 milhões de euros para a construção da embarcação, atribuído pelo Departamento de Infraestruturas e Gestão de Água da Holanda, que está a promover o uso de hidrogénio como combustível limpo com o objetivo de atingir o nível de zero emissões no transporte.