A Tesla entregou os primeiros Model S Plaid, na quarta-feira, num evento no qual o CEO Elon Musk detalhou todos os novos recursos que proporcionam maior rapidez e autonomia ao veículo.
Musk enfatizou que o Model S Plaid não é apenas rápido, mas oferece um desempenho consistente, graças a uma nova bomba de calor e radiador que é duas vezes maior. Além disso, a Tesla anuncia que a nova bomba de calor oferece 30% mais alcance em clima frio, enquanto usa 50% menos energia para aquecimento.
Quanto a especificações de desempenho, ficou esclarecido que o Model S Plaid pode atingir os 100 km/h em cerca de 2 segundos, percorrer o quarto de milha (402 metros) em 9,23 segundos e atingir uma velocidade máxima de 320 km/h, graças ao novo sistema trimotor com 1.020 cavalos de potência de pico.
A autonomia ronda os 600 quilómetros (EPA) e é possível adicionar 30 em apenas 15 minutos, graças a um sistema de carregamento mais rápido.
Elon Musk defendeu o desempenho do veículo, com o objetivo de “ficar claro que os carros de energia sustentável podem ser os carros mais rápidos, os carros mais seguros e os mais incríveis em todos os sentidos”.
O Model S Plaid inclui um novo ecrã touch horizontal de 17 polegadas e um painel de instrumentos digital atrás do volante. Dispõe, ainda, de carregadores indutivos duplos na parte traseira e frontal com uma fonte de alimentação USB-C de 36 watts que pode carregar telefones, tablets ou portáteis. E, claro, ele vem com um novo processador poderoso, que permite correr jogos AAA.
O volante também foi alterado e perdeu a forma circular, assim como os botões físicos para selecionar os modos de condução. Agora, podem ser escolhidos através de um ecrã sensível ao toque para seleção manual.
A Tesla entregou os primeiros 25 modelos Model S Plaid no evento e prometeu “várias centenas por semana em breve”, com planos de aumentar para cerca de 1.000 por semana no próximo motor. O preço começa nos 130.000 dólares, depois de a marca norte-americana ter aumentado o preço em 10.000 dólares.