O NEST – Centro de Inovação do Turismo lançou uma ferramenta de diagnóstico de sustentabilidade, o T+, para as pequenas e médias empresas da área do Turismo.
O objetivo da ferramenta T+ é o de avaliar a pegada de carbono das PME, sensibilizá-las e indicar pontos de melhoria, de forma a proporcionar mais eficiência e redução de custos.
A ferramenta digital T+ foi desenvolvida em torno dos temas da sustentabilidade e engloba informações úteis, curiosidades e boas práticas sobre o tema no setor. Para Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, “este é um passo essencial para que qualquer empresa do setor tenha acesso a uma ferramenta de gestão sem encargos financeiros, para que possa tomar medidas no sentido de se tornar mais sustentável também economicamente”.
Para calcular a pegada de carbono, cada entidade deve preencher um questionário desenvolvido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, em parceria com a PwC e o apoio do Turismo de Portugal, adaptado a três segmentos de atividade: alojamento, agências de viagens e agentes de animação turística. Nesse questionário as empresas devem indicar os valores relacionados com os seus consumos de energia, água e resíduos, recebendo, no final, o resultado da sua pegada, assim como algumas sugestões para que a possa reduzir.
O formulário está disponível aqui e é de utilização gratuita.