O Volvo Car Group pretende estabelecer uma parceria com a empresa sueca de baterias Northvolt, para juntos desenvolverem e produzirem baterias mais sustentáveis que irão equipar a próxima geração de modelos elétricos da Volvo e da Polestar.
Como primeiro passo, as marcas esperam abrir um centro de investigação e desenvolvimento na Suécia, com início de operações previsto para 2022, onde os parceiros irão trabalhar em conjunto para desenvolver as células de baterias e correspondentes tecnologias para integração nos automóveis Volvo e Polestar.
No âmbito desta joint venture está previsto ainda o estabelecimento de uma nova gigafactory na Europa, com uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh). O início da sua produção está projetado para 2026. Pretende-se que a nova gigafábrica seja alimentada com energia 100% renovável. Esta unidade deverá empregar cerca de 3.000 pessoas, estando a sua localização ainda por definir.
Atualmente, a produção de baterias para os modelos 100% elétricos do Volvo Car Group representa uma parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel. Ao trabalhar com a Northvolt, uma empresa líder na produção de baterias sustentáveis, e ao ser capaz de as produzir próximo das suas unidades de fabrico na Europa, o Volvo Car Group reduzirá a pegada ambiental associada a este processo nos seus veículos futuros.
Håkan Samuelsson, Chief Executive do Volvo Car Group, declara que com esta parceria a Volvo conseguirá assegurar “um fornecimento de células de baterias de qualidade e mais sustentáveis, suportando assim a nossa empresa totalmente eletrificada”.
O primeiro automóvel a apresentar as células de bateria desenvolvidas através desta parceria será o sucessor elétrico do modelo mais vendido da Volvo – o Volvo XC60.
A marca sueca irá revelar mais detalhes sobre os seus planos tecnológicos no evento Volvo Cars Tech Moment, que terá lugar a 30 de junho.