O projeto Baía Verde é uma iniciativa liderada pelo Estaleiro Naval Aister, que tem o objetivo de eletrificar a navegação na Ria de Vigo e criar um ecossistema industrial para fornecer tecnologias e componentes aos estaleiros locais.
O grupo afirma que o objetivo do projeto é eliminar as emissões de CO2 das operações comerciais nas águas do estuário de Vigo, sejam da atividade portuária, do tráfego de passageiros ou das embarcações de aquicultura. Uma vez desenvolvido o modelo, a Aister pretende liderar a transição ambiental nas áreas costeiras da Europa.
O projeto vai aproveitar as sinergias entre a experiência naval presente no noroeste de Espanha e o desenvolvimento tecnológico da indústria automóvel galega, mais avançada no domínio das baterias e autonomia automóvel.
Além da eletrificação do transporte marítimo e do fornecimento de componentes, o projeto também terá como foco a instalação de pontos de carregamento de baterias no porto. Isto envolve não só os operadores de navios, mas também a autoridade portuária e fornecedores de energia. Além disso, o projeto pretende trabalhar na eletrificação do transporte público de Vigo, para reduzir ainda mais as emissões da cidade.
Numa primeira fase do projeto, foram identificados os navios que operam nas águas interiores de Vigo mais adequados para eletrificação. Destacam-se os dedicados à piscicultura ou ao tráfego de passageiros no interior como candidatos ideais para eletrificação completa, devido às rotas planeadas e recorrentes. Por outro lado, embarcações como rebocadores, barcos de pilotos e outras embarcações de trabalho são mais adequadas para incorporar sistemas de propulsão híbridos.
Esta iniciativa do Estaleiro Naval Aister conta com a colaboração da Associação Cluster de Construção Naval Galega (ACLUNAGA), do Centro de Tecnologia Automotiva da Galiza (CTAG) e da Autoridade Portuária de Vigo, em Espanha.