A Fisker anunciou um acordo vinculativo de apoio à produção com a Magna International Inc., empresa de componentes automóveis. As duas empresas também confirmaram que a produção do Fisker Ocean, SUV totalmente elétrico, está projetada para novembro de 2022 na fábrica da Magna em Graz, na Áustria, onde já foram produzidos mais de 3,7 milhões de veículos para vários fabricantes.
Henrik Fisker, CEO da Fisker, afirma que desde o início da parceria com a Magna que ambas as partes “se alinharam muito rapidamente sobre a importância de entregar um veículo de alta qualidade no prazo determinado” e acrescenta que a parceria continua a ser fortalecida também através do desenvolvimento de uma plataforma e produção do Fisker Intelligent (FI) Pilot, mostrando-se confiante de que “a Magna entregará um produto incrível”.
Este contrato é amplo e abrangente, cobrindo volumes planeados, custos de fabrico e métricas de qualidade ao longo do ciclo de vida do programa até 2029. Cobre todas as fases, incluindo as de planeamento e lançamento.
O SUV Ocean da Fisker utilizará uma versão de um veículo elétrico desenvolvido pela Magna, mas modificado, de forma a criar a plataforma FM29 e, no processo, será criada nova propriedade intelectual. Esta plataforma de Fisker está projetada para liderar na classe dos SUV e entrará no mercado com um preço abaixo dos 32.000 euros na Alemanha (considerando já impostos e subsídios relacionados com VE).