A Volvo Cars anuncia que o seu próximo modelo 100% elétrico virá equipado, de série, com novas tecnologias ao nível da segurança.
O sucessor elétrico do modelo XC90, a ser revelado em 2022, estará equipado com novos sensores, onde se inclui a tecnologia LiDAR, desenvolvida pela Luminar e um computador que irá permitir a condução autónoma da NVIDIA DRIVE Orin.
Com o novo pack de segurança, a Volvo Cars pretende reduzir as colisões, esperando que esta redução aumente ao longo do tempo, através das atualizações de software over-the-air.
Deste modo, o automóvel será capaz de assistir e melhorar as capacidades do condutor humano em situações onde este estiver em perigo. As anteriores gerações dos sistemas de segurança baseavam-se em alertas ao condutor para potenciais perigos imediatos. Esta nova tecnologia irá, ao longo do tempo, aumentar o seu grau de intervenção para prevenir colisões.
Para além do pack de sensores e de performance associada à inteligência artificial, este novo modelo da Volvo terá sistemas de back-up para as funções chave como direção e travagem, que fazem com que o hardware esteja preparado para uma condução autónoma segura, uma vez disponível.
Estes sistemas de back-up, em conjunto com a tecnologia LiDAR, irão permitir a funcionalidade Highway Pilot. Desenvolvida internamente pela Volvo Cars em conjunto com a Zenseact (empresa de software para a condução autónoma) o Highway Pilot será uma característica (opcional) para a condução autónoma em autoestradas e será ativada uma vez verificadas as condições de segurança ideais.