A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo vai promover a eletrificação do cais do Peso da Régua, no seguimento do projeto piloto implementado anteriormente no Leverinho, num investimento que ronda os 300 mil euros.
A execução deste projeto irá permitir que os navios permaneçam acostados no cais da Régua com os geradores desligados, eliminando, neste período, as emissões de gases poluentes e o respetivo ruído associado ao seu funcionamento.
Nas palavras do Presidente da APDL, Nuno Araújo, “este é um importante passo na direção da descarbonização e da melhoria da qualidade de vida das populações durienses, em particular da Régua”.
O projeto prevê a reformulação das redes de água e elétrica para o cais do Peso da Régua, possibilitando a alimentação elétrica e abastecimento de água a navios hotel e demais embarcações que operem no rio Douro.
O objetivo é melhorar os acessos aos respetivos serviços de forma mais célere e intuitiva complementado com o aumento dos locais, atendendo ao movimento que o respetivo cais detém, de uma forma mais sustentável.