A Volkswagen deixará de vender automóveis com motores de combustão na Europa em 2035, passando gradualmente a disponibilizar uma gama de veículos totalmente eléctrica. Esta transição efetuar-se-á mais tarde nos Estados Unidos e China, de acordo com as declarações do diretor de vendas da marca, Klaus Zellmer, ao diário alemão Muencher Merkur.
“Na Europa, sairemos do negócio com veículos de combustão interna entre 2033 e 2035, nos Estados Unidos e China um pouco mais tarde”, disse Zellmer numa entrevista publicada no sábado.
“Na América do Sul e África levará muito mais tempo, devido ao facto de que ainda faltam condições a nível político e de infraestruturas”, acrescentou.
A estratégia Accelerate da marca alemã, apresentada no dia 5 de março, prevê que 70% das vendas na Europa correspondam a veículos totalmente elétricos em 2030.
Ainda de acordo com Zellmer, isto fará com que a companhia esteja preparada para um eventual endurecimento dos objetivos climáticos da União Europeia. Em 2050, todos os modelos da Volkswagen deverão ser neutros em emissões de CO2.
A próxima fase das metas normativas de emissões da UE para os fabricantes de automóveis exige uma redução de 60% em 2030, relativamente aos níveis de 2021, e de 100% em 2035. Na prática, isto fará com que se torne extremamente difícil para as marcas disponibilizar veículos com motores de combustão interna no espaço comunitário a partir dessa data.