A Energica apresenta o EMCE, o novo motor elétrico cocriado com a italiana Mavel.
A sigla do novo motor, EMCE, significa Energica Mavel Co Engenharia e nasceu como expressão direta da mentalidade do fabricante de motas italiano que, a cada ano, aposta na inovação tecnológica e no aperfeiçoamento dos já elevados desempenhos tecnológicos.
A Mavel é uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e produção especializada no setor da eletrónica e automação com sede em Point-Saint-Martin, no Vale D’Aosta, numa antiga central hidroelétrica. Esta empresa colabora com os principais OEMs internacionais que operam no setor automóvel, mas é com a Energica que se estreia no setor de duas rodas.
O novo sistema de propulsão será usado exclusivamente em toda a gama Energica.
Giampiero Testoni, CTO da Energica Motor refere que “a inovação é a principal força do nosso departamento técnico que, juntamente com a Mavel, encontrou a colaboração perfeita para ultrapassar os limites da tecnologia atual, melhorando ainda mais um produto já de alto desempenho”.
A colaboração tecnológica que caracterizou a co-engenharia entre a Energica Motor Company S.p.A. e a Mavel direciona-se para a procura de soluções que otimizem a eficiência do sistema. Entre as principais vantagens que contribuem para melhorar o desempenho do motor e do inversor encontramos: minimização de perdas de energia e maximização de desempenho, bem como uniformização do binário e otimização dos pesos, que tornam o motor único em termos de potência e densidade de binário, permitindo, ainda, a otimização dos processos de produção.
Além disto, pode contar ainda com um sistema de refrigeração inovador e patenteado do rotor capaz de gerar um fluxo interno de ar que envolve os ímanes e os arrefece, permitindo que o motor explore o seu potencial mesmo em altas velocidades; Algoritmos que garantem que o inversor seja sempre capaz de operar o sistema da forma mais eficiente possível também é uma das soluções encontrada por esta parceria e, por último, sensores patenteados capazes de recolher e armazenar os dados operacionais do motor para prever o início de qualquer falha mecânica.
Graças ao novo motor EMCE, a potência máxima aumenta para 126 kW a 8.500 rpm e com um método de refrigeração líquida que garante maior desempenho, as motas Energica serão agora 10 kg mais leves, com um aumento de alcance na faixa de 5-10% de acordo com o estilo de condução.
A refrigeração líquida permite um melhor condicionamento térmico do motor e do inversor, o que se traduz na capacidade de trabalhar com maior binário e densidade de potência que, mesmo com um volume menor e motor mais leve, leva a uma maior aceleração. Entre as perceções ao conduzir uma motocicleta Energica com motor EMCE, pode esperar-se uma melhoria no manuseio. Esta transição para a refrigeração líquida, presente no motor EMCE é mais uma demonstração dos avanços tecnológicos que, ano após ano, contribuem para o sucesso da Energica Motor Company S.p.A.