Para a Volvo Cars, o processo de eletrificação constitui, para além da mudança de motorizações, um novo paradigma no design de automóveis. O Volvo Concept Recharge, que a marca apresenta agora, é um manifesto para a próxima geração de automóveis Volvo 100% elétricos.
Neste modelo Concept Recharge, ao remover a complexidade do motor de combustão interno, os designers foram capazes de maximizar as proporções do veículo aumentando o espaço interior e melhorando a eficiência aerodinâmica em simultâneo.
Robin Page – Chefe de Design da Volvo Cars diz que o Concept Recharge “representa um manifesto para o futuro elétrico da Volvo Cars, mas também um novo tipo de veículo. Este automóvel apresenta proporções novas e modernas capazes de melhorar a versatilidade e mostra o que a tecnologia já possibilita em termos de design”.
A primeira geração de automóveis 100% elétricos da Volvo partilha o mesmo tipo de piso com os modelos tradicionais. Isto faz com que este piso necessite de um equilíbrio de proporções e de espaço necessário para melhor adaptação às baterias, mas também aos motores de combustão interna.
A próxima geração de modelos 100% elétricos da marca sueca – da qual o primeiro será o sucessor do Volvo XC90 – terá um piso plano, cujo aspeto final já se consegue vislumbrar no protótipo agora apresentado.
Ao remover o motor substituindo-o por um pack completo de baterias colocado sobre o piso plano, os designers conseguiram aumentar a distância entre eixos e o tamanho das rodas. O resultado são saliências mais curtas, mais espaço interior e uma grande área de armazenamento entre os bancos dianteiros.
No Concept Recharge, estes avanços levaram os designers a reposicionar os bancos, otimizar o perfil do tejadilho e a baixar o capot do automóvel, mantendo a posição de condução elevada. Esta abordagem é capaz de criar ganhos de eficiência aerodinâmicos em comparação com um modelo SUV tradicional, o que melhora assim a autonomia elétrica.
Este protótipo introduz também uma nova linguagem de design para a Volvo. A tradicional grelha frontal foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, suportada por uma nova interpretação do design dos faróis da Volvo “Martelo de Thor” que incluem tecnologia gráfica em HD.
Quanto ao interior, Robin Page diz foi possível “recriar o genuíno ambiente de uma sala de estar escandinava”, onde a tecnologia utilizada maximiza os seus benefícios. Relativamente aos materiais, esses são naturais e sustentáveis, de acordo com a marca.
O Concept Recharge conta ainda com um sensor LiDAR, desenvolvido pela empresa Luminar e será uma peça fundamental no plano da empresa para a futura tecnologia de condução autónoma. Este sensor é colocado estrategicamente numa posição no tejadilho para assim melhor recolher toda a informação do ambiente em redor do automóvel.
Segundo Robin Page, o Concept Recharge direciona-se “de uma forma moderna e leve para o nosso futuro totalmente elétrico”.