A frota de camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell ultrapassou, no total, 1 milhão de quilómetros percorridos em apenas 11 meses de serviço. Durante este período, a frota reduziu as emissões de CO2 em mais de 631 toneladas. Desde que chegou às estradas suíças em outubro passado, a frota de 46 camiões fuel cell conseguiu atingir esse marco ao serviço de 25 empresas suíças dos setores da logística, distribuição e abastecimento de supermercados.
Em 2019, a Hyundai Motor Company iniciou uma joint venture com a empresa suíça H2 Energy, para criar a Hyundai Hydrogen Mobility (HHM). Com sede na Suíça, a HHM aluga os camiões XCIENT Fuel Cell a operadores de camiões comerciais num sistema de pagamento por utilização, incluindo o fornecimento de hidrogénio. Para os clientes, a vantagem reside no facto de não obrigar a um investimento inicial.
Na Suíça, os clientes expressaram a sua satisfação com o desempenho dos camiões XCIENT Fuel Cell, salientando a sustentabilidade, os curtos tempos de reabastecimento e uma autonomia elevada como principais benefícios.
Jörg Ackermann, Presidente da H2 Mobility Switzerland Association afirma que “as empresas suíças de transporte e logística estão convencidas de que os veículos comerciais fuel cell têm o maior potencial entre os vários veículos de energias alternativas” e acrescenta que “o hidrogénio será o elemento-chave para uma transição para uma mobilidade ecológica”.
Um total de 140 unidades do modelo 2021 irão ser enviadas para a Suíça até ao final deste ano. Levando essa mudança ecológica ainda mais além, a frota deverá crescer para 1.600 camiões movidos a hidrogénio até 2025.
Segundo Mark Freymüller, CEO da Hyundai Hydrogen Mobility, “a HHM planeia instalar-se noutros países europeus no próximo ano”. “Alemanha e Holanda são os mais prováveis, mas também há um grande interesse pelos nossos veículos em quase todos os outros países europeus”.
A Hyundai Motor Company estabeleceu uma meta anual que prevê a venda de 110.000 veículos fuel cell em todo o mundo, até 2025, de acordo com o plano “Strategy 2025”. Entretanto, o Hyundai Motor Group prevê aumentar a capacidade de produção de veículos movidos a hidrogénio para 500.000 unidades até 2030. Uma das formas pelas quais a Hyundai prevê alcançar este objetivo é levando a tecnologia fuel cell para o mercado de veículos comerciais.
A Hyundai anunciou, também, planos de expansão para tratores de semi-reboque. Estes veículos serão testados e lançados na América do Norte, numa fase inicial. Com presença em dois dos mercados industriais mais fortes do mundo, a Hyundai pretende dar o exemplo através dos seus camiões movidos a hidrogénio.