As unidades elétricas não só estão a tornar-se cada vez mais atrativas na área da mobilidade individual, como também estão a experimentar um desenvolvimento dinâmico da procura nos transportes públicos locais e no transporte de mercadorias. Em conjunto com os principais fabricantes de veículos e empresas tecnológicas, a Continental está a trabalhar em soluções de pneus com estes requisitos.
O fabricante de pneus premium está atualmente a realizar test drives no Contidrom – a pista de testes da marca alemã – com um camião elétrico do especialista em veículos comerciais elétricos Futuricum, que está a ser utilizado pela DPD, na Suíça, em viagens regionais, desde março deste ano.
O veículo Futuricum é baseado num Volvo FH, que foi convertido em elétrico pela empresa-mãe da Futuricum, Designwerk Products AG. O camião de 19 toneladas tem 680 cavalos e, com capacidade de 680 kWh, tem a bordo a maior bateria de camião da Europa, permitindo uma autonomia de até 760 quilómetros sem carga.
De acordo com Hinnerk Kaiser, diretor de Desenvolvimento de Pneus de Autocarros e Camiões da Continental, “a combinação do Conti EcoRegional HS3 e HD3 já permite uma quilometragem elevada e uma resistência ao rolamento extremamente baixa, oferecendo assim as características essenciais para o funcionamento mais económico dos veículos comerciais movidos a eletricidade”.
As atuais séries de testes têm como objetivo aumentar ainda mais a eficiência. O foco está no alargamento da gama através da redução da resistência ao rolamento. Para além dos pneus originais, são utilizados o Conti EfficientPro.
O Conti EfficientPro é um produto que foi desenvolvido em particular para o transporte de longa distância com enfoque na eficiência de combustível. Os protótipos foram fabricados em Hanover-Stöcken, no centro nevrálgico de investigação e desenvolvimento de pneus premium da Continental, num elaborado processo de escultura robotizada e aperfeiçoado por escultores de pneus experientes.
Hinnerk Kaiser explicou: “Como com todos os veículos elétricos, os pneus para o Futuricum Logistics 18E são expostos a um binário mais elevado durante o arranque e aceleração”. E continuou: “ao mesmo tempo, o peso é superior devido à bateria particularmente potente. Portanto, os pneus devem não só ter uma baixa resistência ao rolamento, mas também suportar cargas mais pesadas do que os pneus para veículos comparáveis com motores de combustão interna. Ao mesmo tempo, devem durar o mesmo tempo e satisfazer os mesmos requisitos de segurança que os pneus de camiões convencionais”.
A empresa suíça Designwerk Products AG é especializada na adaptação de camiões e carrinhas em veículos elétricos. A gama de produtos inclui também carregadores móveis rápidos e sistemas de baterias modulares. DPD Suíça é um dos principais fornecedores privados de serviço expresso e de encomendas na Suíça e lida com mais de 24 milhões de encomendas anualmente. O Futuricum Logistics 18E, encomendada no início de 2021, deverá conduzir pelo menos 80.000 quilómetros por ano. Em comparação com camiões diesel idênticos, o camião elétrico poupa 90 quilogramas de CO2 em cada cem quilómetros percorridos – o que corresponde a uma poupança de 72 toneladas de CO2 por ano.