A Stellantis apresentou uma estratégia de eletrificação que permitirá oferecer veículos líderes de classe em todas as marcas icónicas da empresa, ao mesmo tempo que aproveita a experiência interna, as parcerias e joint ventures para disponibilizar tecnologias avançadas a preços acessíveis.
O objetivo da Stellantis é alcançar uma margem operacional corrente de dois dígitos, de forma sustentável a médio prazo (até 2026), tornando a Empresa numa referência em termos de rentabilidade na oferta de mobilidade eletrificada aos clientes em todo o mundo. Tal será suportado pela execução das oportunidades de sinergias decorrentes da formação de Stellantis, por um plano de redução dos custos das baterias e pela otimização contínua dos custos de distribuição e de produção, bem como pela realização de novas fontes de receitas, em particular dos serviços conectados e dos futuros modelos de negócio de software.
Até 2030, o mix de veículos de baixas emissões (LEV) da Stellantis para automóveis de passageiros na Europa tem como objetivo crescer de forma constante para mais de 70%, 10 pontos percentuais acima dos pressupostos atuais da indústria para o mix do mercado global. Já nos EUA, o mix LEV da Stellantis para automóveis de passageiros e comerciais ligeiros deverá ser superior a 40% até 2030.
A empresa continua empenhada em aumentar a sua liderança nos veículos comerciais na Europa e em reforçar a sua posição na América do Norte, por isso mesmo inclui a entrega de furgões médios a pilhas de combustível de hidrogénio até ao final de 2021.
Para executar esta estratégia, a Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de software, incluindo investimentos de capital em joint ventures, de modo a financiar as suas atividades.
Quanto à estratégia de fornecimento de baterias EV, a empresa pretende garantir mais de 130 gigawatts/hora (GWh) de capacidade até 2025 e mais de 260 GWh até 2030. As necessidades de bateria e componentes EV serão satisfeitas com recurso a um total de cinco gigafactories na Europa e América do Norte, complementadas com contratos de fornecimento adicionais e parcerias para responder à procura total.
A Stellantis assinou Memorandos de Entendimento com dois parceiros de processo de exploração geotérmica de lítio na América do Norte e na Europa, de modo a garantir um fornecimento sustentável.
Para além das estratégias de fontes de abastecimento, a experiência técnica e as sinergias de produção da Stellantis permitirão baixar os custos das baterias. Os custos dos packs de baterias para veículos elétricos deverão ver-se reduzidos em mais de 40% entre 2020 e 2024 e em 20% adicionais até 2030.
Além disto, a empresa pretende maximizar o valor total do ciclo de vida da bateria através da reparação, refabrico, utilização em segunda vida e reciclagem, bem como garantir um sistema sustentável que dê prioridade às necessidades dos clientes e responda às preocupações ambientais.
Sendo as autonomias e as recargas rápidas fundamentais para a aceitação generalizada dos veículos BEV por parte dos consumidores, a Stellantis propõe-se ao desafio com um conjunto de BEV que irão proporcionar autonomias entre os 500 e os 800 quilómetros (300 a 500 milhas) e com capacidade de carregamento rápido líder da classe, de 32 quilómetros (20 milhas) por minuto.
O plano de eletrificação da Stellantis mostra-se focado no cliente e a empresa espera equivaler o custo total de propriedade dos EV ao dos veículos com motores de combustão interna, até 2026, estabelecendo a acessibilidade aos LEV como uma prioridade.
A empresa pretende satisfazer as exigências dos seus diferentes clientes, apoiando o desenvolvimento de redes de carregamento rápido em toda a Europa, possibilitada por um Memorando de Entendimento assinado entre a Free2Move eSolutions e a Engie EPS.
A Stellantis conta atualmente com várias joint ventures tecnológicas chave, que vão desde operações de e-powertrain e e-transmission até à química inerente à produção de pilhas de baterias, bem como de cockpits digitais e serviços conectados personalizados.
Sobre este plano ambicioso, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, comenta: “Contamos com a escala, as competências, o espírito e a sustentabilidade para alcançar margens operacionais correntes de dois dígitos, para liderar a indústria com eficiências de referência e entregar veículos eletrificados que inflamam as paixões”.