A Austrália poderá receber o maior centro de energía renovável do mundo, com uma capacidade de produção de 50 GW, repartidos entre energia eólica e solar, para produzir hidrogénio verde para consumo nacional e exportação.
O projeto, denominado Western Green Energy Hub, foi apresentado pelo fundo de investimento australiano CWP Global e pela Intercontinental Energy, com sede em Hong Kong. Com um custo de 100 mil milhões de dólares australianos – cerca de 63 mil milhões de euros –, terá uma dimensão sem precedentes: estender-se-á por 15.000 quilómetros quadrados, na região de Goldfields-Esperance, e produzirá, anualmente, 3,5 milhões de toneladas de hidrogénio verde ou 20 milhões de toneladas de amoníaco verde.
A Mirning Green Energy, empresa de energia detida pela Mirning Traditional Lands Aboriginal Corp, terá uma participação acionista significativa e um assento permanente no conselho de administração do consórcio responsável pelo projeto.
“O Western Green Energy Hub é histórico por dois motivos”, afirmou Brendan Hammond, presidente do consórcio. “Em primeiro lugar, a escala em que seremos capazes de entregar combustíveis ecológicos aos mercados e clientes de todo o mundo, o que nos ajudará a avançar no sentido de um futuro com zero emissões. Em segundo lugar, e possivelmente mais importante, a forma com que estamos a trabalhar com o povo Mirning, os proprietários originais da terra, para criar uma associação multigeracional verdadeiramente sustentável e a longo prazo, que gere enormes benefícios sócio-económicos para a comunidade”.