fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Veículo elétrico vs. veículo de combustão. Qual polui mais?

Um novo estudo realizado pelo International Council on Clean Transportation (ICCT) desfaz o mito persistente de que os carros elétricos poluem tanto ou mais do que os carros equipados com motores de combustão interna. 

Ao contrário dos veículos a combustão, os elétricos não emitem gases com efeito de estufa para a atmosfera durante a sua utilização, no entanto não significa que não sejam poluentes. Ou seja, tal como qualquer outro produto, o fabrico de veículos elétricos envolve energia, assim como o seu carregamento e estas fases são poluentes (exceto se a energia utilizada para carregar for de origem renovável).

Mesmo assim, constata-se que os veículos elétricos são mais eficientes ao longo de todo o seu ciclo de vida, apesar das emissões envolvidas no processo de produção, sobretudo das baterias.

Há quem teime, no entanto, a afirmar que essas fontes de emissões tornam os carros elétricos mais poluentes do que aqueles que consomem gasolina ou gasóleo.  Esta ideia é desmentida pelo estudo do ICCT, onde é feita uma comparação global das emissões de gases com efeito estufa do ciclo de vida de motores a combustão e carros elétricos de passageiros.

O ICCT analisou todo o ciclo de vida, desde a obtenção dos materiais da bateria até à produção do veículo (elétricos e a combustão interna) e então recolheu dados de condução em diferentes mercados para obter uma emissão média do ciclo de vida do uso dos veículos. O grupo também usou o mix de eletricidade de cada região (Europa, EUA, China e Índia) para desenvolver as emissões médias de vida.

As conclusões mostram que os veículos elétricos a bateria poluem menos do que os carros movidos a gasolina, em todos os mercados analisados. Os resultados estão ilustrados na imagem abaixo.

Os resultados mostram que os veículos elétricos de batería (BEV) apresentam claramente as mais baixas emissões de gases de efeito de estufa, durante o ciclo de vida. A emissões médias ao longo da vida útil dos BEV de tamanho médio, registradas atualmente são mais baixas do que as dos automóveis a gasolina comparáveis em 66%-69% na Europa, 60%-68% nos Estados Unidos, 37%-45% na China e de 19% a 34% na Índia. Adicionalmente, à medida que o mix de eletricidade é descarbonizado, a diferença entre as emissões dos BEV e dos veículos com motores de combustão aumenta substancialmente.

Show More