A Mercedes-Benz prepara-se para fornecer um portfólio totalmente composto por modelos elétricos até ao final da década, acelerando, segundo a marca, a transição para um futuro sem emissões e impulsionado por software.
Até 2022, a Mercedes terá veículos elétricos (BEV) em todos os segmentos e, a partir de 2025, todas as novas arquiteturas de veículos destinam-se apenas a elétricos, em que os clientes poderão escolher uma alternativa totalmente elétrica de cada série de modelos.
Juntamente com vários parceiros, a Mercedes irá instalar uma capacidade de células de bateria superior a 200 GWh, com planos para criar oito gigafábricas. A próxima geração de baterias será padronizada e apropriada para ser utilizada em mais de 90% de todos os veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros Mercedes-Benz, sendo ao mesmo tempo suficientemente flexível para oferecer soluções individuais a todos os clientes. No que diz respeito ao fabrico de células, a Mercedes-Benz pretende estabelecer parcerias com empresas europeias para desenvolver e produzir eficientemente as futuras células e módulos.
Com a próxima geração de baterias, a Mercedes irá trabalhar com parceiros como a SilaNano para aumentar a densidade de armazenamento de energia, o que irá permitir alcançar autonomias sem precedentes e menores tempos de carregamento.
Relativamente ao carregamento, a Mercedes também está a trabalhar no estabelecimento de novas funcionalidades no carregamento: a função ‘Plug & Charge’ irá permitir que os clientes liguem o cabo de carregamento, carreguem o veículo e desliguem o cabo de carregamento, sem necessidade de um procedimento adicional para autenticação e pagamento. Esta função será implementada ainda este ano, com o lançamento de mercado do EQS.
A Mercedes-Benz também prevê lançar vários postos de carregamento premium na Europa, que irão oferecer uma “experiência de carregamento personalizada”.
Além disto, está atualmente a desenvolver o Vision EQXX, um veículo elétrico com uma autonomia de mais de 1.000 quilómetros, com o objetivo de atingir um consumo de kWh de um dígito por cada 100 quilómetros percorridos (mais de 6 milhas por kWh) a velocidades normais de estrada.
Uma equipa multidisciplinar, incluindo especialistas da divisão de cadeias cinemáticas de elevada potência da equipa de Fórmula 1 da Mercedes-Benz, está a progredir rapidamente rumo aos objetivos do projeto, de acordo com a marca. A estreia mundial irá ocorrer em 2022. Os avanços tecnológicos obtidos com o Vision EQXX serão adaptados e aplicados para a potencial utilização nas novas arquiteturas elétricas.
No próximo ano, será produzido um total de 8 modelos elétricos Mercedes, em 7 locais de 3 continentes. Adicionalmente, todas as fábricas de produção de veículos ligeiros de passageiros e de montagem de baterias geridas pela Mercedes AG passarão a ser neutras em carbono até 2022.
A Mercedes-Benz também planeia instalar uma nova fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, na Alemanha, de forma a atingir os objetivos de rentabilidade definidos no outono de 2020: 25% do total de modelos vendidos até 2025 serão modelos híbridos e elétricos.