fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Hyzon desenvolve novo sistema de armazenamento de hidrogénio

A Hyzon Motors, fornecedor de veículos comerciais a pilha de combustível de hidrogénio, desenvolveu uma nova tecnologia de sistema de armazenamento de hidrogénio a bordo, capaz de reduzir o peso e o custo dos veículos.

Esta nova tecnologia de sistema de armazenamento de hidrogénio a bordo integra materiais compósitos, mais leves, que permitem uma redução do peso geral do sistema em 43%, dos custos do sistema de armazenamento em 52% e do número de componentes de fabrico necessários em 75%, com base num sistema de rack único.

Além de reduzir o peso e os custos, este sistema de armazenamento pode ser configurado para conter vários tanques de hidrogénio. A versão de menores dimensões pode conter cinco tanques e pode ser estendida para sete, devido ao design modular. Uma versão separada pode conter dez tanques, apropriada para camiões que percorrem distâncias mais longas. Enquanto essas duas opções são montadas atrás da cabine, um terceiro sistema de armazenamento permite que dois tanques adicionais sejam colocados em cada lado do camião, aumentando o alcance do veículo sem diminuir o tamanho do atrelado.

Craig Knight, CEO da Hyzon, declara que a empresa está comprometida com a transição para veículos de zero emissões e vê nesta nova tecnologia uma oportunidade para que os seus “clientes façam a mudança para o hidrogénio sem concessões”.

O desenvolvimento desta tecnologia resulta de uma colaboração transatlântica entre a Hyzon Europe e a Hyzon US, com a empresa a planear produzir este novo sistema nas instalações de Rochester, no estado de Nova Iorque, e Groningen, na Holanda. A tecnologia será implementada nos veículos da Hyzon, em todo o mundo. 

A empresa também espera licenciar este novo sistema para outros fabricantes de veículos comerciais. Como parte da Hyzon Zero Carbon Alliance, um consórcio global de empresas ativas ao longo da cadeia de valor do hidrogénio, espera-se que os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) tenham acesso à tecnologia.

Esta já foi instalada em camiões-piloto na Europa e deve ser implementada em todos os veículos da Hyzon a partir do quarto trimestre de 2021.

Show More