A Hyundai anunciou o seu plano de implementar os seus mais recentes camiões a pilha de combustível de hidrogénio na Califórnia, em dois projetos com financiamento público que visam melhorar a qualidade do ar na região.
Os camiões de demonstração que a Hyundai levará aos Estados Unidos são desenvolvidos com base no XCIENT Fuel Cell, o primeiro camião produzido em massa movido a hidrogénio, e serão conduzidos pela empresa norte-americana de prestação de serviços Glovis America.
A Hyundai uniu-se a parceiros públicos e privados nos EUA para operar 30 camiões de pilha de combustível XCIENT Classe 8, a partir do segundo trimestre de 2023. Esta será a maior mobilização comercial de camiões de pilha de combustível movidos a hidrogénio Classe 8 nos EUA.
Hannon Rasool, vice-diretor da Divisão de Combustíveis e Transporte da Comissão de Energia da Califórnia, um dos financiadores deste projeto, não esconde o orgulho em financiar a aquisição destes 30 veículos pesados e defende que “estes investimentos apoiarão o desenvolvimento e implementação de camiões com emissão zero e infraestrutura como parte do ecossistema de mercado dos EUA”.
O consórcio, liderado pelo Centro de Transporte e Ambiente (CTE) e pela Hyundai, planeia, também, criar uma estação de reabastecimento de hidrogénio em Oakland, Califórnia, que será capaz de suportar até 50 camiões com um abastecimento médio de 30 quilos.
A Hyundai planeia começar a operar estes camiões em agosto, que serão usados para transporte de cargas de longa distância entre armazéns no sul da Califórnia, por um período de 12 meses. A Hyundai também trabalhará com o líder de mercado em postos de abastecimento de hidrogénio na Califórnia, a First Element Fuel (FEF), para utilizar três postos de abastecimento na região para reabastecer os camiões.
Os camiões da Hyundai a hidrogénio chegam aos Estados Unidos depois de demonstrarem o seu potencial na Suíça, em 2020, onde percorreram mais de um milhão de quilómetros em apenas 11 meses. Nesse período, a frota de 46 camiões reduziu as emissões de CO2 em 630 toneladas, comparativamente aos veículos movidos a diesel.
A Hyundai aproveitará os conhecimentos obtidos com estes projetos públicos para desenvolver o seu negócio de frota comercial com emissões zero nos EUA e estabelecer parcerias locais em toda a cadeia de valor.