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Piso magnetizado para carregar de veículos elétricos

Estradas que podem carregar carros elétricos ou autocarros durante a condução não são um conceito novo, mas até agora a tecnologia tem sido relativamente cara e ineficiente. No entanto, o Departamento de Transportes do Indiana (INDOT), nos Estados Unidos, anunciou o início dos testes a um novo tipo de cimento com partículas magnetizadas incorporadas, que podem fornecer carregamento eficiente e de alta velocidade sem aumentar significativamente os custos de construção de estradas.

Com financiamento da National Science Foundation (NSF), o INDOT associou-se à Universidade Purdue e à empresa alemã Magment no projeto. O projeto investigação compreende três fases: primeiro, testar se o cimento magnetizado (chamado de ‘magment’) funcionará no laboratório, depois testando-o numa extensão de 400 metros de estrada.

A Magment afirma que o seu produto oferece “”ficiência de transmissão sem fios recorde [de] até 95 por cento”, acrescentando que pode ser construído com “custos de instalação de construção de estradas padrão” e que é “robusto e à prova de vandalismo”. 

A fase final parece ambiciosa, com INDOT a afirmar a intenção de “testar a capacidade do cimento inovador para carregar camiões ​​que operam a alta potência (200 quilowatts e acima)”. Se o teste de quarto de milha final for bem-sucedido, o INDOT usará a tecnologia para eletrificar um segmento de estrada interestadual pública no Indiana.

Muitos outros esforços semelhantes estão em andamento. Por exemplo, o Reino Unido comprometeu cerca de 600 milhões de euros para pesquisas de carregamento em andamento e a Suécia também testou a tecnologia de carregamento embutido nas estradas.

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