fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Hyundai testa condução autónoma na Coreia do Sul

A Hyundai Motor Company irá iniciar o período de testes do novo serviço RoboShuttle já em agosto. O veículo de alta ocupação, equipado com sistemas de condução autónoma e Inteligência Artificial (AI), vai operar ao longo de um percurso de 6,1 quilómetros na Sejong Smart City, na Coreia do Sul.

A operação pioneira será realizada numa Hyundai H350, uma carrinha comercial de quatro portas, equipada com tecnologia de condução autónoma de Nível 4, desenvolvidas pelo Centro de Condução Autónoma da Hyundai Motor. O veículo obteve, também, uma licença temporária de ‘condução autónoma Nível 3’ do Ministério do Território da Coreia do Sul.

Com base nas suas capacidades de condução autónoma, o automóvel percebe o que está em seu redor, toma decisões e controla-se durante a condução, exigindo uma intervenção mínima de um condutor humano. O veículo vai percorrer uma rota de 6,1 quilómetros entre o Complexo Governamental de Sejong ao Arboreto Nacional de Sejong, com 20 paragens ao longo do caminho.

O programa vai funcionar em colaboração com o Shucle, um serviço de mobilidade na cidade de Sejong, lançado pela AIRS Company, o laboratório de investigação em AI do Hyundai Motor Group.

O Shucle é o primeiro serviço de ride-pooling a ser lançado na Coreia do Sul, oferecendo soluções de mobilidade partilhada para passageiros com percursos semelhantes, utilizando algoritmos para determinar a rota ideal com base na procura. Espera-se que o serviço torne o transporte público mais eficiente, uma vez que o veículo só fará paragens nos pontos de embarque e desembarque pré-selecionados pelos passageiros através da aplicação.

O serviço RoboShuttle vai juntar a tecnologia de condução autónoma da marca com a tecnologia de mobilidade AI da AIRS Company. Quando um RoboShuttle é solicitado por um passageiro através da aplicação Shucle, o autocarro autónomo irá dirigir-se ao ponto de recolha calculando o melhor caminho, tirando partido dos algoritmos de AI.

A Hyundai Motor também está a planear introduzir o serviço RoboShuttle no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Hyundai Motor em Namyang no segundo semestre deste ano, disponibilizando serviços de transporte autónomos aos seus colaboradores.

Show More