fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Zero emissões nos transportes de mineração

As empresas Komatsu, Rio Tinto, BHP, Codelco e Boliden formaram a Komatsu Greenhouse Gas (GHG) Alliance, através da qual trabalharão conjuntamente no desenvolvimento, teste e implementação de produtos de infraestrutura e equipamentos de extração mineira com zero emissões.

O objetivo inicial da parceria é o avançar o conceito de camião ‘agnóstico’ da Komatsu, um veículo de transporte que pode funcionar com uma variedade de fontes de energia, nomeadamente baterias e pilha de combustível de hidrogénio.

A formação da aliança reúne líderes da indústria extrativa dispostos a partilhar tempo, recursos e informações para fornecer soluções de equipamentos de zer emissões. A Komatsu pretende expandir a aliança para incluir outras empresas de mineração, de forma a envolver toda a indústria na procura por soluções de descarbonização.

A Komatsu tem como meta uma redução de 50% nas emissões de CO2 resultantes da utilização dos seus produtos e produção dos seus equipamentos até 2030 (em comparação com os níveis de 2010), e a meta ambiciosa de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Neste sentido, a empresa tem trabalhado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa através do desenvolvimento de novos produtos – exemplo, camiões basculantes híbridos, pás elétricas, recursos de armazenamento de energia regenerativa e programas de economia de combustível.

A Komatsu planeia apresentar oficialmente o seu conceito inicial de um veículo de transporte que pode funcionar com uma variedade de fontes de energia na MINExpo 2021, que terá lugar no mês de setembro, em Las Vegas.

Show More