fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Audi Skysphere: o futuro em aberto

A Audi apresentou o seu primeiro concept descapotável elétrico, o roadster Skysphere, cujas linhas, de acordo com a marca, conduzem diretamente ao design do futuro.

O Skysphere mostra como a marca está a redefinir o luxo – já não se trata apenas de conduzir, este protótipo foi desenvolvido com o objetivo claro de oferecer aos seus ocupantes experiências de excelência.

Para dar aos passageiros o máximo de liberdade, o protótipo Audi Skysphere foi concebido para duas experiências de condução diferentes: uma experiência de viagem longa e uma experiência desportiva, tudo graças a um detalhe técnico – a distância variável entre eixos.

Os motores elétricos e um mecanismo sofisticado com componentes do corpo e da estrutura que deslizam uns nos outros permitem variar a distância entre eixos e o comprimento externo do carro até 250 milímetros. Ao mesmo tempo, a distância ao solo também pode ser ajustada em 10 milímetros para aumentar o conforto e a dinâmica de condução.

O Skysphere permite ainda ao condutor escolher dois tipos de condução: autónoma (‘Grand Touring’), estando o condutor livre para observar a paisagem sem se preocupar com a condução do veículo; ou então pode ser conduzido pelo condutor no modo ‘Desportivo’, com uma distância entre eixos mais reduzida e um comprimento de 4,94 metros. Em modo autónomo, o Skysphere chega aos 5,19 metros de comprimento e tanto os pedais como o volante retraem-se, deixando de estarem visíveis, para que condutor e passageiro desfrutem da viagem com máximo espaço e conforto. 

Segundo a Audi, quando livre de comandos, o interior surge como um ambiente leve e amplo. Os bancos aparentam a elegância visual de design de mobiliário, mas cumprem as funções de um banco de automóvel no modo de condução sem quaisquer compromissos – o apoio lateral e as características de segurança não foram descuradas.

Os estofos são em tecido de microfibra produzido de forma sustentável. Também a madeira de eucalipto com certificação ambiental e imitação de couro sintético são outros materiais sustentáveis que contribuem para a criação de uma experiência de luxo no interior do veículo.

Um motor elétrico posicionado no eixo traseiro motorizado é responsável por fornecer energia às rodas do Audi Skysphere. Tem um total de 465 quilowatts de potência e 750 Nm de binário, para um peso total a rondar apenas 1.800 quilogramas. Este modelo acelera dos 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos. 

No que toca à bateria, a capacidade é superior a 80 kWh, dando ao carro uma autonomia superior a 500 quilómetros no ciclo WLTP. 

O protótipo do Audi Skysphere estrear-se-á publicamente a 13 de agosto, no Monterey Car Week, na Califórnia.  O Audi Skysphere, o Audi Grandsphere e, a chegar em 2022, o Audi Urbansphere são os três protótipos que a marca dos quatro anéis vai usar para mostrar a sua visão de luxo futurista. 

No processo, a Audi está a criar uma experiência de veículo que vai muito além do propósito de passar tempo no carro apenas para conduzir ou fazer deslocações do ponto A ao B. Estes carros, segundo a marca alemã, apresentam um novo design que, em última análise, reinventa o interior, tornado o compartimento do passageiro o centro do veículo e isso reflete-se no layout variável do interior, no desaparecimento dos comandos e na extensão total do habitáculo.

Show More