A Audi revelou o protótipo grandsphere, cujo design sugere o próximo sedan elétrico A8. A Audi descreve-o como “jato particular ou primeira classe na estrada”.
O protótipo grandsphere ilustra a ambição da marca em tornar-se o criador de tendências de topo da indústria automóvel, para transformação tecnológica e ofertas de mobilidade holística e completamente novas.
O espaço interior do veículo é orientado para o condutor e para os passageiros que, segundo a marca, torna-se numa espaçosa sala de estar assim que o volante e os pedais se retraem, quando o modo de condução autónoma é ativado. De facto, espaço não falta a este Audi, já que apresenta 5,35 m de comprimento, 2 m de largura e 1,39 m de altura, sugerindo, assim, aquele que poderá ser o design inicial do futuro sedan elétrico A8.
O grandsphere tem tração completa, característica da Audi, e os motores elétricos estão separados, montados nos eixos dianteiro e traseiro que usam coordenação eletrónica para oferecer tração às quatro rodas, executando um equilíbrio entre a dinâmica de condução e a eficiência energética. Os dois motores elétricos são capazes de fornecer uma potência total de 530 kW e um binário de 960 Nm.
De acordo com a marca dos quatro anéis, o veículo está equipado com uma bateria de 120 kWh e a sua mais recente tecnologia de 800 volts encontrada no e-tron GT: “Isto possibilita tempos de carregamento que se aproximam de uma paragem para reabastecimento de um carro com motor convencional. Apenas dez minutos são suficientes para carregar a bateria a um nível suficiente para alimentar o carro por mais de 300 quilómetros. Em menos de 25 minutos, é possível carregar a bateria de 120 kWh de 5 a 80 por cento”.
A Audi afirma ainda que o sistema será bom para os 750 quilómetros de alcance com uma única carga.
Embora seja ainda um protótipo, aparentemente muito futurista, a Audi deixou claras as suas intenções e ambições no projeto de eletrificação, confirmando que parte do que apresenta este protótipo passará mesmo a um futuro veículo de produção.