O novo Mégane E-TECH Elétrico é o primeiro dos automóveis elétricos da Geração 2.0 da Renault e marca o começo de um novo capítulo da ‘revolução’ elétrica da marca francesa.
Este é o primeiro modelo da gama Renault a utilizar a plataforma CMF-EV da Aliança, dedicada aos automóveis totalmente elétricos e que facilita a produção, o desenvolvimento e a otimização do desempenho das novas gerações de modelos de cada uma das marcas do Grupo Renault.
Graças à tecnologia “disruptiva” e a baterias com maior capacidade, a plataforma CMF-EV oferece a possibilidade de aumentar a eficiência energética e a autonomia de um automóvel elétrico, ao mesmo tempo que reduz os tempos de carregamento. O centro de gravidade do veículo é ainda mais baixo pela colocação das baterias sob o piso.
O novo Mégane E-TECH Elétrico permite optar por duas capacidades de bateria: uma de 40 kWh para um alcance de 300 km (ciclo WLTP), composta por 8 módulos de 24 células, distribuídos por uma única camada; e outra versão de 60 kWh para uma autonomia até 470 km (ciclo WLTP, dependendo da versão), constituída por 12 módulos de 24 células, distribuídos por duas camadas. Vêm com uma garantia de 8 anos e, neste intervalo de tempo, serão substituídas gratuitamente, se se deteriorarem para menos de 70% da sua capacidade nominal.
A bateria do novo elétrico foi concebida a pensar na plataforma CMF-EV e é 40% mais pequena do que a bateria do Zoe, pesa 395 kg e tem 110 mm de espessura. É a mais fina do mercado e contribui para baixar a altura do veículo para 1,5 metros, o que se reflete depois na otimização da eficiência.
O motor do novo Mégane E-TECH Elétrico é, também ele, novo e desenvolvido no seio da Aliança. É utilizado pelos vários parceiros com poucas ou nenhumas modificações e fabricado em dois locais diferentes: no Japão para a Nissan; e na fábrica de Cléon, em França, para a Renault.
Graças a uma conceção otimizada, o motor é compacto e pesa apenas 145 kg (com embraiagem incluída), ou seja 10% menos do que a unidade utilizada atualmente no Zoe, apesar do aumento da potência e do binário. Cada novo Mégane E-TECH Elétrico será equipado com um do motor de 96 kW (130 cv) e 250 Nm ou com um de 160 kW (218 cv) e 300 Nm. Estes números levam o Mégane E-TECH Elétrico a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.
A travagem regenerativa do novo Mégane E-TECH Elétrico inclui quatro patamares distintos, que podem ser selecionados através das patilhas localizadas atrás do volante: do Nível 0 (sem travagem regenerativa), até ao Nível 3 (regeneração máxima e efeito travão-motor otimizado para uma condução intuitiva na cidade).
O novo sistema de multimédia OpenR Link proporciona, segundo a marca francesa, uma experiência semelhante à de um smartphone ou de um tablet, estando sempre atualizado. Os serviços no Google Assistant, Google Maps e no Google Play são fornecidos pelo OpenR Link.
Este Mégane tem 26 sistemas de apoio e auxílio à condução (ADAS) divididas em três categorias: condução, estacionamento e segurança. Assistência Ativa do Condutor, Limitador de Velocidade Inteligente, Travagem de Emergência Automática em Marcha-Atrás e Estacionamento Totalmente Automático são algumas das funcionalidades que garantem a segurança dos ocupantes do veículo e facilitam a condução.
Sendo o primeiro modelo de uma nova geração de automóveis elétricos nativos da Renault, o novo Mégane E-TECH Elétrico é o primeiro a ostentar o novo logótipo ‘Nouvel R’ da marca. Segundo a Renault, o design vai contra a essência do aspeto dos familiares compactos tradicionais, dando ao modelo um carácter mais forte, mas também uma melhor aerodinâmica e uma acrescida economia de combustível.
Apresentado em estreia mundial no Salão Automóvel IAA Mobility 2021, em Munique, o novo Mégane E-TECH Elétrico já está disponível para pré-encomenda. As encomendas irão abrir em fevereiro de 2022, com as vendas a começarem no mês seguinte.