O primeiro SUV elétrico Volkswagen com a silhueta de um coupé estreia-se hoje em Munique, no IAA Motor Show.
O ID.5 GTX 100% elétrico redefine os limites da mobilidade elétrica, segundo a marca germânica, e a abreviatura GTX representa o novo desportivismo da Volkswagen. É baseado na plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo e tem tração integral, com os dois motores elétricos nos eixo dianteiro e traseiro. É ainda totalmente conectado, podendo receber atualizações over-the-air e está equipado com a tecnologia Car2X.
Na dianteira destacam-se, de série, os faróis full-LED com tecnologia iQ.Light, farolins LED e indicadores de mudança de direção dinâmicos de formato tridimensional. Já na parte traseira, as linhas horizontais acentuam a largura do veículo. A bateria de ião-lítio, localizada entre os dois eixos, permite uma autonomia estimada até 497 km.
O ID.5 GTX chega aos concessionários no próximo ano e será o segundo modelo da gama desportiva GTX a dar impulso à estratégia ACCELERATE da Volkswagen, marca que afirmou ter como objetivo tornar-se a mais popular no capítulo da mobilidade sustentável.
Os objetivos do fabricante alemão passa por aumentar a participação dos carros 100% elétricos na Europa para 70% das vendas unitárias até 2030, tornando-se ainda uma marca neutra em carbono até 2050.