fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Projeto CIRVE acelera eletrificação das autoestradas ibéricas

A Mobilize, empresa do Grupo Renault que oferece soluções de mobilidade flexível e promove uma transição para soluções energéticas sustentáveis, é parceira do projeto europeu CIRVE, que promove a e-mobilidade em toda a Península Ibérica, graças à instalação de 40 estações de carregamento rápido localizadas estrategicamente ao longo das principais vias rodoviárias.

O objetivo na base do CIRVE passa por ligar a Península Ibérica a outros países da União Europeia. O projeto reúne operadores de carregamento como a IBIL (líder do projeto e parceiro da Mobilize Power Solutions em Espanha), a EDP, a Endesa, a GIC e a Iberdrola, juntamente com a AEDIVE (a Associação Espanhola para o Desenvolvimento da Mobilidade Elétrica), o Centro Português para a Excelência e Inovação, o CEIIA, e o Grupo Renault, através da marca Mobilize. O projeto é cofinanciado pela Comissão Europeia.

Como demonstração da interoperabilidade – incluindo interoperabilidade transfronteiriça – e para inaugurar o projeto CIRVE, os parceiros conduziram um Renault ZOE E-Tech elétrico através da Península Ibérica, desde Lisboa até Irún (no País Basco, já perto da fronteira francesa).

Para Clotilde Delbos, CEO da Mobilize, esta iniciativa “prova que os automóveis elétricos não se destinam apenas às cidades, mas também podem ser utilizados em viagens mais longas através das fronteiras nacionais”.  

A Mobilize reconhece a importância deste projeto, bem como da instalação de infraestruturas de carregamento, ao longo das autoestradas e vias principais como parte essencial da implantação, em larga escala, da mobilidade elétrica e da consequente redução da pegada de carbono do sector automóvel. 

Show More