A Stellantis deu a conhecer as suas contribuições para o projeto de condução autónoma L3Pilot no evento final do L3Pilot em Hamburgo, Alemanha, em conjunto com o Congresso Mundial ITS (Intelligent Transport Systems), que terminou no dia 15 de outubro. O evento incluiu demonstrações de condução em autoestradas nas imediações do espaço onde decorreu o congresso.
Ao longo dos quatro anos do projeto, que envolveu um ecossistema global de 34 parceiros, incluindo fornecedores, institutos de investigação, autoridades rodoviárias e outros fabricantes, as equipas de Investigação e Tecnologias Avançadas da Stellantis dirigiram as operações de testes de condução.
O projeto envolveu um total de 70 automóveis equipados com funções de condução autónoma em 14 locais-piloto e sete países, e 750 condutores profissionais, com experiência em funções de Nível 3 SAE, quer como condutor, quer como passageiro. Foram percorridos 400.000 km em autoestradas, metade em modo automatizado e metade em modo base, e ainda 24.000 km percorridos em ambientes urbanos, 22.200 km dos quais em modo automatizado e 1.800 km em modo base.
A fase piloto cobriu uma vasta gama de situações de condução, incluindo estacionamento, ultrapassagens em autoestrada, condução através de cruzamentos urbanos e em cenários de curta distância. Isto permitiu testar as funções de condução autónoma de Nível 3 nesses contextos.
Uma frota de dezasseis protótipos Stellantis foi integrada em diferentes cenários e situações de condução, ficando exposta a condições variáveis em vários países europeus para recolher dados, detetar cenários e avaliar todos os aspetos dos testes rodoviários, a fim de responder às questões-chave que implicam a disponibilização destes sistemas no mercado.
Nas palavras de Yves Bonnefont, Chief Software Officer, na Stellantis, “estes projetos internacionais, realizados em grande escala e envolvendo muitos parceiros, são muito importantes para ajudar a garantir aos nossos clientes toda a confiança na segurança nas tecnologias de condução autónoma antes de as introduzirmos no mercado”. Neste sentido, com base nos resultados do L3Pilot, a Stellantis continuará a contribuir para o esforço em grande escala com o próximo projeto cofinanciado pela União Europeia, o projeto Hi-Drive. Durante os próximos quatro anos (2021-2025), o Hi-Drive irá abordar uma série de desafios-chave para a implementação de níveis de condução autónoma ainda mais abrangentes.