No aeroporto Paris-Charles de Gaulle, o Grupo ADP e a Air France estão a testar, desde agosto, uma solução de transporte de bagagens com um veículo elétrico autónomo, produto da start-up francesa OROK. O objetivo desta experiência é otimizar e descarbonizar as operações terrestres no aeroporto.
A OROK foi a vencedora do desafio de inovação ‘Play Your Airport 2020’, dedicado às atividades de carga – organizado pelo Groupe ADP –, tendo desenvolvido uma solução inovadora com veículos elétricos autónomos para o transporte de cargas aeroportuárias.
Equipados com um sistema GPS de última geração e inúmeros sensores que permitem o acesso às áreas de carga e descarga próximas à aeronave, estes veículos autónomos são supervisionados através de Inteligência Artificial. Capazes de transportar entre 30 e 40 malas, contentores de bagagem ou paletes carregadas com mercadorias, os veículos da OROK destinam-se a substituir os tratores e reboques normalmente usados entre os armazéns de carga ou centros de triagem de bagagem e o estacionamento das aeronaves.
Edward Arkwright, vice-CEO do Groupe ADP, vê na solução criada pela OROK uma ferramenta inovadora capaz de melhorar o desempenho e a segurança das atividades de transporte aéreo, como também uma contribuição para a transição ambiental das operações terrestres do aeroporto de Paris.
Esta solução está a ser implementada à volta do armazém de carga G1XL da Air France Cargo. O teste consiste, inicialmente, no transporte de contentores vazios de aeronaves entre duas áreas dentro do armazém usando um primeiro protótipo, o ‘demokart’. Desta forma, os testes irão, gradualmente, evoluir com a utilização de uma nova geração de veículos mais eficientes.