O governo alemão aumentou o financiamento para instalação pontos de carregamento privados para carros elétricos em edifícios residenciais em mais de 300 milhões de euros, perfazendo um total de 800 milhões de euros em fundos governamentais disponíveis para este efeito.
A compra e instalação das wallbox são apoiadas com um subsídio de 900 euros. O financiamento é fornecido para a compra e instalação de uma estação de carregamento totalmente nova e não acessível ao público, incluindo a conexão à rede, bem como quaisquer trabalhos auxiliares necessários.
O financiamento assume a forma de uma bolsa de investimento, que será transferida para a conta bancária do candidato após a conclusão do projeto. O apoio fixo de 900 euros por ponto de carregamento é concedido apenas se os custos totais do projeto superarem este montante.
Em julho de 2021, foram solicitados apoios para mais de 620.000 pontos de carregamento, o que corresponde a uma média de 2.500 inscrições enviadas diariamente.
Os particulares, associações de proprietários de apartamentos, empresas de habitação, associações de habitação e promotores imobiliários podem candidatar-se ao financiamento para instalar uma estação de carregamento para carros elétricos em áreas de edifícios residenciais.
A estação de carregamento deve ter uma potência de carregamento normal de 11 kW, sendo que 100% da eletricidade deverá provir de energias renováveis e a estação de carregamento deve ser inteligente e controlável (com vista a servir a rede).