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Green Future-AutoMagazine

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Projeto FACS mostra o cockpit dos automóveis do futuro

FACS (Future Automotive Cockpit & Storage) é um projeto europeu que reforça a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no âmbito da indústria automóvel.

Na conclusão deste projeto, foram apresentados, no dia 27 de outubro, na Simoldes Plásticos, em Oliveira de Azeméis, os produtos resultantes deste projeto, que tinha como objetivo o desenvolvimento do cockpit do futuro para os novos modelos de veículos comerciais ligeiros.

O FACS permitiu a conceção, o desenvolvimento e a demonstração de uma nova arquitetura e de novos módulos para o interior de veículos profissionais (tipologia furgões), procurando antecipar a tendência de evolução da indústria automóvel em direção aos veículos autónomos e as oportunidades que essa evolução gera ao nível dos interiores para veículos comerciais. Estes desenvolvimentos irão permitir integrar no cockpit dos veículos profissionais funcionalidades centradas no utilizador e fortemente inovadoras, sustentáveis e diferenciadoras face a tudo o que atualmente existe no mercado mundial.

Este projeto, cofinanciado pelo programa de incentivos Portugal 2020, através do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, contou com a participação de entidades, como: Simoldes Plásticos, CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a Direção de Investigação e Engenharia Avançada (DRIA) do grupo Stellantis e o centro de investigação da Escola Superior de Artes e Design (ESAD).

Resultaram deste projeto um novo painel de porta, armazenamento de teto e quadro de bordo inovadores e futuristas, apostando nos conceitos de modularidade para serem adaptados a qualquer tipo de utilizador, e tendo em conta o futuro dos carros autónomos em que o condutor necessitará do cockpit não apenas para conduzir, mas também para o trabalho ou o lazer.

Os novos produtos destacam-se pela sua capacidade de arrumação e adaptabilidade face aos atuais comercializados. Por exemplo o triângulo de segurança passará a estar localizado na lateral da porta, facilitando, assim, o acesso a este em caso de avaria ou acidente. Por outro lado, o armazenamento de teto permite agora a sua posição ser ajustada para melhorar o conforto do utilizador.

Já o quadro de bordo passa a ser modular, permitindo aos utilizadores ajustarem o cockpit às suas necessidades, desde o modo de condução tradicional, até um escritório em movimento. Sendo especialmente desenhado para os veículos de condução autónoma, este permitirá ao condutor ver filmes e ter acesso a conteúdos digitais no painel de instrumentos. O lado do passageiro poderá ir desde o tradicional porta-luvas até um mini frigorífico integrado, ou uma estação de trabalho ou lazer.

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