fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Polestar anuncia vencedores do seu Concurso de Design

A Polestar já anunciou os vencedores do seu segundo Concurso anual de Design. A marca sueca convida designers profissionais e estudantes a apresentarem o pensamento inovador que incentiva mudanças positivas na sociedade, incluindo respostas à crise climática em curso.

A Polestar escolheu “progressivo” como o tema deste ano. Os designs vencedores estarão disponíveis para visualização virtual através de uma aplicação no Polestar 2, desenvolvido exclusivamente para o concurso, no site da Polestar e fisicamente em Espaços Polestar selecionados.

O design não precisava de ser de um carro, mas deveria incorporar o espírito da Polestar e demonstrar que o design pode ser a força motriz para uma mudança positiva. 

A marca recebeu centenas de inscrições de participantes de todo o mundo. Segundo a mesma, as ideias eram muito variadas e incluíam edifícios, aeronaves, carros, veículos de entrega autónomos e bicicletas elétricas. Estes foram reduzidos a uma lista de 10, a partir da qual os vencedores foram escolhidos.

O vencedor da categoria profissional é David Vultaggi, da França, com o seu protótipo de design ‘H_UB’ – um novo conceito de garagem para meados do século XXI. Nele apresentou uma combinação de um centro de experiência de marca e um lugar para estar enquanto o veículo carrega. O projeto apresentava um hidroavião Polestar a hidrogénio, uma bicicleta elétrica Polestar e o modelo Polestar Precept, anunciado em 2020. H_UB reconhece que as marcas de automóveis estão a deixar de projetar e fabricar unicamente veículos, para oferecer um ecossistema completo de soluções de mobilidade e diferentes formas de acesso a energia.

H_UB

Mingwei Liu, da China, venceu a categoria de estudante com o seu design ‘Glad to be Dirty’ – um carro que combate a poluição local com filtros de ar a bordo, visíveis do exterior externamente. O veículo é um carro geométrico pequeno e simples e está equipado com um painel lateral central que exibe o filtro de ar e o seu nível de sujidade, representado, também quanto o carro ‘limpou’ enquanto era conduzido. Para a Polestar, este projeto incentiva as pessoas a abraçarem o processo de limpeza do ar, fazendo a diferença na qualidade do ambiente.

Foi ainda entregue uma menção honrosa a Kristian Talvitie, da Finlândia, pela ideia de arquitetura ‘KOJA’. 

A KOJA está alojada na copa de uma árvore que fornece uma experiência rica e envolvente num ambiente natural. O design maximiza a vista das copas das árvores com uma fachada panorâmica envidraçada e minimiza o impacto ecológico com um design eficiente em termos de espaço e baixo consumo de recursos. Tem como objetivo incentivar mudanças positivas na sociedade, ajudando a reduzir as viagens.

Glad to be Dirty

Uma característica única do Concurso global de Design da Polestar é a formação individual e o apoio da equipa de Design da Polestar. Primeiro, os participantes enviaram os esboços dos seus projetos, que foram avaliados pelo diretor de design, Maximilian Missoni, e um painel de designers da Polestar. Os finalistas foram, então, convidados para sessões remotas de coaching e orientação para o desenvolvimento das suas ideias.

Os designs vencedores de cada categoria ganharão vida como modelos em escala 1: 5 e serão exibidos numa exposição. Os vencedores receberão também um troféu e uma viagem à sede da Polestar na Suécia para conhecerem a marca e os carros de perto – bem como fazerem um test drive. Como forma de apoiar o seu desenvolvimento contínuo enquanto designers, os vencedores receberão também um computador e um tablet.

KOJA

Show More