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Vendas de elétricos em 2021 já ultrapassam o total das vendas de 2020

A venda de veículos elétricos atingiu, em outubro, um novo máximo mensal, tendo sido registados 3.049 novos veículos eletrificados vendidos nesse mês (1.715 veículos 100% elétricos e 1.334 híbridos plug-in).

Em outubro, a quota mensal continuou a aumentar e já se aproxima dos trinta por cento, tendo sido registado o valor de 27,6%. Foi o melhor mês de sempre para as vendas de veículos 100% elétricos com 1.715 unidades vendidas.

O total de veículos elétricos vendidos desde janeiro de 2021 – 22.722 – já ultrapassou o valor total do ano 2020, que ficou em 20.004, estabelecendo-se um novo recorde mesmo antes do ano corrente terminar. 

De acordo com a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, comparativamente com o mês homólogo de 2020, neste outubro venderam-se quase três vezes mais veículos eletrificados, sendo importante notar que os incentivos do Fundo Ambiental já foram todos atribuídos nesta altura do ano, o que leva a crer que, mesmo sem os 3.000€ do incentivo (para veículos ligeiros de passageiros), a opção pela aquisição é tomada e as famílias avançam, realmente, para a compra de veículos 100% elétricos.

No que diz respeito às vendas dos veículos PHEV (híbridos plug-in) é o primeiro mês do ano em que se verifica uma ligeira diminuição relativamente ao ano passado. Portanto, em outubro deste ano venderam-se menos 99 veículos que em outubro do ano passado.

No que toca à venda de veículos a combustão, registam-se seis meses de variação negativa contra quatro meses de variação positiva. No momento, a diminuição global das vendas de veículos a combustão interna encontra-se próxima dos 4% comparativamente a 2020 (ano em que se verificou uma verdadeira hecatombe das vendas de veículos automóveis). Portanto, em outubro de 2021 venderam-se menos 3.970 veículos a combustível fóssil do que em outubro de 2020.

Ao contrário dos VCI, a venda de BEV + PHEV consolida-se com oito meses de variação positiva e apenas dois meses de ligeira variação negativa no início do ano. 

Segundo a UVE, que disponibilizou toda a informação num relatório, “numa altura em que a sociedade está de olhos voltados para a atual crise energética, considerar a aquisição de uma viatura eletrificada faz todo o sentido do ponto de vista económico, uma vez que o seu custo total de utilização e o custo €/km são dois grandes argumentos, para além das vantagens ambientais amplamente difundidas”.

Relativamente às marcas, a Peugeot ficou no primeiro lugar com 288 unidades vendidas, seguida da Hyundai com 204 e Renault um pouco mais distante, com 143 viaturas vendidas. Em termos anuais, a Peugeot consolida o top nacional (com 1.161 unidades vendidas), imediatamente seguida pela Tesla (1.047) e pela Nissan, um pouco mais atrás com 902.

Já nas vendas de PHEV, a Mercedes-Benz continua a liderar o mercado com 3.259 automóveis plug-in vendidos, logo seguida pela BMW (2.851) e Volvo (1.766).

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