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O Renault 4L do futuro não circula em estradas

O ano de 2021 marca o 60º aniversário do Renault 4L, um automóvel que vendeu mais de 8 milhões de unidades, em pelo menos 100 países, ao longo de mais de 30 anos. Mais do que um automóvel, o 4L tornou-se um verdadeiro ícone.

Para celebrar a efeméride, a Renault tem vindo a realizar uma série de iniciativas ao longo do ano para marcar esta data histórica. Para encerrar este ciclo, a marca francesa decidiu unir forças com o núcleo de design de vanguarda, TheArsenale, para uma reinterpretação futurista e pouco habitual do famoso 4L.

É desta parceria que nascerá o AIR4, um concept car que será, de acordo com a marca francesa, símbolo de independência e liberdade, nascido da constatação de que o tráfego está a aumentar, as vidas estão a parar, e o mundo acima de nós não é perturbado. Assim, o AIR4 reivindica o ar como a nova estrada do futuro.

Em termos de design, o AIR4 resultou numa reinterpretação deste ícone retro pelo TheArsenale, longe da atual linguagem de design automóvel. O veículo, inteiramente construído em fibra de carbono, mantém as mesmas linhas e dimensões do 4L original, mas apresenta novas capacidades dinâmicas. A rigidez foi completamente revista para incluir novos conceitos, tais como impulso ou elevação. 

Para se movimentar, o AIR4 não tem rodas. Em vez disso possui quatro hélices de duas pás, uma em cada canto do veículo. O chassis assenta no meio do quadro onde também ficam os rotores e o condutor pode aceder e sentar-se na cabina do veículo, levantando a ‘concha’ reimaginada do Renault 4, que é articulada na sua zona frontal.

Do ponto de vista técnico, o AIR4 é alimentado por baterias de polímeros de lítio de 22,000 mAh, que geram uma potência total de 90.000 mAh. O veículo atinge uma velocidade horizontal máxima de 26 m/s, com uma inclinação de 45° durante o voo, e uma inclinação máxima de 70°. Pode voar até uma altitude de 700 metros, com uma velocidade de descolagem de 14 m/s, limitada a 4 m/s por razões de segurança, e uma velocidade de aterragem de 3 m/s. Por último, o AIR4 oferece um impulso vetorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.

Após a apresentação em formato digital que decorreu hoje, 26 de novembro, o AIR4 será exibido ao público a partir da próxima segunda-feira, e até ao final do ano no Atelier Renault, nos Campos Elísios, em Paris.

A partir de 2022, a AIR4 chegará a solo americano, primeiro a Miami e depois a Nova Iorque, antes de uma paragem rápida em Macau.

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