A partir do final de 2021, a Connexxion, subsidiária da Transdev na Holanda, irá operar 20 autocarros movidos a hidrogénio na área de Zuid-Holland, na Holanda.
A chegada destes autocarros a hidrogénio evidencia o compromisso da região de Zuid-Holland com a melhoria da qualidade e a transição energética no transporte público.
Além de já não emitirem emissões nocivas, os autocarros estão equipados com entradas baixas, pontos de carregamento USB, ar condicionado, ecrãs de informação claros e sempre com lugar para cadeira de rodas. Em vez de espelhos terão câmaras, para que sejam eliminados os pontos cegos e os motoristas tenham uma melhor visibilidade ao redor dos seus veículos.
Dois dos novos autocarros, fabricados pela Solaris, já chegaram ao entreposto em Heinenoord e entrarão em operação imediatamente.
Segundo o Ministro do Meio Ambiente e Habitação da Holanda, Stientje van Veldhoven, o hidrogénio é o futuro quando se trata de meios de transporte pesados, como autocarros e camiões: “Têm um grande raio de ação, sem prejudicar o clima e a qualidade do ar. Ainda existem poucos postos de abastecimento de hidrogénio, mas essa é, obviamente, uma história do ovo e da galinha. Todos esses autocarros serão reabastecidos, brevemente. Isto pode ser o impulso que os veículos movidos a hidrogénio precisam”.