fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Stellantis e Factorial vão desenvolver baterias de estado sólido

A Stellantis e a Factorial Energy anunciaram a assinatura de um acordo de desenvolvimento conjunto para fazer evoluir a tecnologia de baterias em estado sólido e de alta tensão da Factorial. O acordo inclui, também, um investimento estratégico por parte da Stellantis.

A Factorial desenvolveu uma tecnologia inovadora de estado sólido que remove os principais obstáculos à adoção em larga escala dos veículos elétricos pelos clientes: a autonomia e a segurança.

Os avanços da Factorial assentam no domínio FEST (Factorial Electrolyte System Technology), que utiliza um material de eletrólito sólido exclusivo, o qual permite um desempenho seguro e fiável das células com elétrodos de alta tensão e alta capacidade, tendo sido aplicado em células de 40 Ah que funcionam à temperatura ambiente. A tecnologia FEST é mais segura do que a tecnologia convencional de ião-lítio, aumenta a autonomia das baterias e é facilmente integrada nas infraestruturas de fabrico de baterias de atualmente existentes.

“O nosso investimento na Factorial e noutros parceiros altamente reconhecidos na área das baterias aumenta a rapidez e a agilidade necessárias para fornecer uma tecnologia ‘de ponta’ ao nosso portefólio de veículos elétricos”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. Iniciativas como esta permitirão a chegada mais rápida ao mercado e uma transição mais rentável para a tecnologia das baterias em estado sólido.” 

“É uma grande honra estabelecer esta parceria com a Stellantis, um dos principais operadores de mobilidade a nível mundial, e detentora de algumas das marcas de automóveis mais emblemáticas do mundo”, afirmou Siyu Huang, Cofundador e CEO da Factorial Energy. “É uma oportunidade incrível para nós avançarmos na adoção e na comercialização em massa da nossa tecnologia de baterias de estado sólido, limpa, eficiente e segura.”

A Stellantis havia anunciado, durante o seu evento EV Day, em julho de 2021, o objetivo de contar com uma tecnologia competitiva para as primeiras baterias em estado sólido, até 2026.

Show More