Já saiu da linha de produção o primeiro veículo a hidrogénio de série da Peugeot, que se torna, assim, num dos primeiros fabricantes a oferecer uma versão elétrica alimentada por uma pilha de combustível a hidrogénio no segmento dos veículos comerciais, em complemento às tradicionais versões térmicas e elétricas a bateria.
O novo Peugeot e-Expert Hydrogen inova com a integração de um sistema mid-power plug-in hydrogen fuel cell electric específico da Stellantis, composto por uma pilha de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo, graças ao hidrogénio incorporado no depósito e por uma bateria recarregável de ião lítio de alta tensão, com uma capacidade de 10,5 kWh e recarregável na rede elétrica, que também alimenta o motor elétrico em determinadas fases de condução.
O furgão a hidrogénio da Peugeot distingue-se pela integração de todo o sistema mid-power plug-in hydrogen fuel cell electric no compartimento do motor e sob o piso da carroçaria. Como resultado, não há qualquer tipo de redução em termos de volume de carga, ao mesmo tempo que se obtém um baixo centro de gravidade, garantia de estabilidade, segurança e agilidade.
Este veículo a hidrogénio tem uma capacidade de reabastecimento em 3 minutos, para uma autonomia superior a 400 km no ciclo WLTP. A velocidade máxima está limitada a 130 km/h.
As entregas do Peugeot e-Expert Hydrogen vão assim iniciar-se em breve e o primeiro cliente a quem será entregue a primeira viatura, ainda antes do final do ano, é a Watea, subsidiária do Grupo Michelin dedicada a soluções de mobilidade verde.