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Polestar prepara-se para competir com a Porsche

A Polestar não está para brincadeiras e planeia passar de um total de zero vendas em 2018 para 290.000 vendas anuais em 2025, com um ponto de equilíbrio em 2023.

De acordo com Gregor Hembrough, CEO da Polestar, o objetivo da marca passa por crescer exponencialmente com a introdução do Polestar 3, Polestar 4 e Polestar 5. O fabricante sueco de veículos elétricos de alto rendimento pretende que o Polestar 3 rivalize com o Porsche Cayenne, o Polestar 4 tem na mira o Porsche Macan e o Polestar 5 vai colocar um alvo no Porsche Panamera e Taycan.

Hembrough explica que “a Polestar quer ser um concorrente da Porsche em design, desempenho e inovação”.

Para isso, a Polestar está a desenvolver internamente os seus próprios motores elétricos, na Suécia. Denominado P10, o novo motor elétrico será cerca de 1,5 vezes mais potente do que os do Porsche Taycan, com um objetivo de potência de 475 kW (pouco mais de 600 cv). Serão compactos (36 por 50 por 64 cm), estarão ligados a uma caixa de 2 velocidades e terão a capacidade de desligar para benefícios de desempenho.

O CEO da Polestar fez questão de mencionar que os novos motores não serão partilhados com a Volvo ou com a Lotus, ambas empresas do mesmo grupo.

A equipa da Polestar no Reino Unido está, atualmente, a desenvolver internamente uma nova bateria com a Volvo e a Lotus (os dois últimos terão acesso ao pacote) com uma nova arquitetura elétrica de 800 V. O novo design também incorporará compatibilidade simplificada com carregamento rápido de 400 V.

Hembrough foi discreto quanto ao tipo de célula da bateria, informações do fornecedor e carga máxima, mas observou que, a 103 kWh, carregaria 80% em 20 minutos ou menos. A capacidade bidirecional e os cenários de carregamento V2X também estão incluídos no conjunto de componentes, a uma intensidade de até 20 kW.

Todos esses componentes ficarão dentro de uma nova arquitetura de alumínio que a Polestar está a desenvolver como uma plataforma ‘em branco’ para o Polestar 5. A Volvo e a Lotus não terão acesso à nova plataforma, de acordo com Hembrough, embora o executivo tenha notado que a Lotus provavelmente terá um papel, por exemplo, na afinação da suspensão.

O Polestar 3, que entrará em produção no próximo ano, e com entregas já no primeiro trimestre de 2023, assentará na plataforma SPA2 da Volvo, a mesma que sustenta o sucessor do Volvo XC90, embora ainda não se saiba se algum dos novos componentes chegará ao Polestar 3.

A Polestar começará a receber encomendas em meados de 2022 para o Polestar 3, para o Polestar 4 em 2023 e o Polestar 5 em 2024.

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