A Amazon e a Stellantis anunciaram uma série de acordos globais plurianuais que visam transformar a experiência a bordo dos veículos para milhões de clientes da Stellantis e acelerar a transição do setor rumo a soluções de mobilidade sustentável e a um futuro sustentado pelo software.
A Stellantis irá trabalhar com a Amazon para implementar a experiência tecnológica e de software da Amazon na sua organização, nomeadamente no desenvolvimento de veículos, na criação de experiências conectadas a bordo dos veículos e na formação da próxima geração de engenheiros de software automóvel. Em conjunto, as duas empresas irão desenvolver um conjunto de produtos e serviços de software que estarão perfeitamente integrados no mundo digital dos utilizadores, com atualizações over-the-air (OTA) que permitirão acrescentar valor ao longo do tempo.
Andy Jassy, CEO da Amazon, lembra que “[a]o longo das duas últimas décadas, a Amazon construiu uma tecnologia, experiência e cultura de inovação para se tornar um líder global em cloud computing, inteligência artificial e machine learning. Agora, estamos a inventar soluções que irão permitir à Stellantis reforçar as suas capacidades de conectividade e personalização, de forma a oferecer a cada ocupante um momento conectado e personalizado a bordo do veículo”
A Amazon e a Stellantis irão trabalhar em conjunto para conceber soluções de software para a plataforma STLA SmartCockpit e integrá-las em veículos da Stellantis, em todo o mundo, a partir de 2024. Assente em soluções de software, esta plataforma irá integrar-se com o universo digital dos ocupantes dos veículos, para criar uma experiência intuitiva e personalizável a bordo, através de aplicações baseadas em IA para serviços de navegação, entretenimento, assistência vocal Alexa, manutenção de veículos, e-commerce e serviços de pagamento.
Esta plataforma utilizará produtos e soluções da Amazon especificamente concebidas para o setor automóvel, e a Stellantis terá a capacidade de criar funcionalidades personalizadas e adaptadas aos seus veículos. O software irá oferecer serviços e experiências organizadas através de uma store de aplicações, exibidas através de uma interface inteligente de utilizador que apresentará informações e funcionalidades relevantes, de acordo com as necessidades e preferências individuais.
A plataforma STLA SmartCockpit irá adaptar-se aos comportamentos e interesses dos utilizadores, onde quer que estejam e onde quer que se dirijam: em casa nos preparativos de uma viagem, na estrada e fora dela. Por exemplo, poderá oferecer um planeador de viagens que recomende conteúdos multimédia, locais de interesse ou restaurantes ao longo do trajeto.
Além disto, a integração com os principais serviços de segurança e de domicílio inteligente da Amazon permitirá aos clientes monitorizar e gerir as suas habitações enquanto se deslocam.
As duas empresas estão atualmente a trabalhar num ambiente de desenvolvimento de produtos baseado na cloud denominado Virtual Engineering Workbench, que propõe fluxos de trabalho automatizados que permitem gerir o desenvolvimento e testes de software, realizar simulações de elevado desempenho e fornecer formação de modelos de machine learning, bem como recolha e análise de dados.