O hidrogénio deu mais um passo no mundo do automobilismo de elite com o lançamento do primeiro veículo movido por este combustível limpo desenvolvido para competir no Rally Dakar.
Tanto os carros como os camiões que competem no famoso evento desportivo serão obrigados a usar combustíveis alternativos a partir de 2024. As motas, quadriciclos e automóveis ligeiros deverão fazê-lo a partir de 2030, mas há uma equipa que quer estrear um carro a pilha de hidrogénio já na edição de 2023.
O veterano do Rally Dakar, Guerlain Chicherit, assumirá os comandos do carro inscrito pela GCK Motorsport, desenvolvido em colaboração com a empresa alemã de engenharia FEV, que participará em etapas selecionadas do Dakar 2023. Os testes em “condições reais de cross-country” começarão no segundo semestre de 2022.
O carro pesa 2.300 kg e transporta 30 kg de hidrogénio em 4 tanques certificados, permitindo-lhe correr uma etapa de rali de 250 km. O motor elétrico produzirá uma potência máxima de 400 cv, de acordo com os regulamentos da FIA, e o veículo terá uma velocidade máxima de 180 km/h.
A Green Corp Konnection (GCK) foi fundada por Chicherit e pelo industrial Eric Boudot em 2020. Integra três divisões: Tecnologia e Indústria, Energia e Automobilismo.
Boudot, CEO da Green Corp Konnection e GCK Motorsport mostra-se orgulhoso “por apresentar o primeiro carro de competição cross-country a hidrogénio com uma pilha de combustível integrada”. “Para a Green Corp Konnection, o Motorsport representa um laboratório de inovação único para desenvolver soluções tecnológicas que poderemos oferecer aos clientes através das nossas atividades industriais”, concluiu.
“Creio que se a ASO não introduzisse estes novos regulamentos, o desporto estaria em risco no futuro, porque os fabricantes não querem apoiar programas de automobilismo que não sejam orientados para o ‘verde'”, disse Chicherit, que já participou em 11 edições do Dakar, onde conquistou três etapas (2006, 2010 e 2013) e obteve o melhor resultado em 2010, quando terminou em 5º lugar.
Este ano, Chicherit participou na prova com um carro movido a biocombustível, “o primeiro passo, a tecnologia intermediária”, antes do hidrogénio assumir o comando, “daqui a dois ou três anos”, disse ainda o piloto francês.
A entrada do hidrogénio no Rally Dakar sucede ao lançamento em 2021 da competição Extreme E, com os SUV elétricos off-road Spark Odyssey 21, reabastecidos através de geradores elétricos a hidrogénio desenvolvidos pela empresa britânica AFC Energy.
Em dezembro de 2021, a Fórmula E, competição da FIA para monolugares totalmente elétricos, anunciou que está a considerar uma mudança para pilhas de combustível de hidrogénio para seus carros de quarta geração, a partir de 2027. A Liga HYRAZE, uma competição exclusiva para carros a hidrogénio, deverá ser lançada em 2023.