A empresa de tecnologia Pony.ai, lançou o seu sistema condução autónoma (AD) de 6ª geração. O primeiro modelo equipado com este sistema, o Toyota S-AM, de 7 lugares, começará os testes de estrada na China ainda este ano, estando prevista a sua implementação nas operações de robotáxi da Pony.ai no primeiro semestre de 2023.
A Pony.ai começou a desenvolver os recursos de condução autónoma para o modelo S-AM em conjunto com a Toyota, em 2019. A Pony.ai acredita que este S-AM altamente personalizado – com seu sistema de redundância dupla – fornecerá melhor funcionalidade e desempenho, permitindo o desenvolvimento masi eficaz de AD Nível 4. Além disso, como modelo MPV (Multi-Purpose Passenger Vehicle), o S-AM oferece flexibilidade para atender a vários cenários de utilização familiar e profissional.
O sistema é composto por 23 sensores, incluindo quatro LiDAR de estado sólido no tejadilho, cobrindo um campo de visão de 360°; três LiDAR de curto alcance na carroçaria do veículo, cobrindo os pontos cegos dos LiDAR do tejadilho; quatro radares de ondas milimétricas localizados nos cantos do tejadilho; um radar de ondas milimétricas de longo alcance voltado para a frente e 11 câmaras implementadas à volta do tejadilho e da carroçaria do veículo (numa combinação de câmaras de grande angular, super grande angular, médio e longo alcance e câmaras de deteção de semáforo).
A empresa introduz também a unidade de computação autónoma NVIDIA DRIVE Orin. A Pony.ai é uma das primeiras empresas do setor de veículos autónomos a criar um portfólio de produtos, com várias configurações, com um ou mais processadores DRIVE Orin e GPU de arquitetura NVIDIA Ampere de nível automotivo, uma plataforma robusta de produção em massa para veículos autónomos.
Em comparação com a plataforma da geração anterior, a nova unidade terá, em princípio, mais de 30% de aumento no poder de computação, pelo menos 30% menos peso e mais de 30% de redução no custo.
Entre outras características de design, este protótipo S-AM inclui unidades de sinalização no tejadilho que possuem uma unidade de iluminação horizontal na frente e três faixas de iluminação colocadas verticalmente na parte traseira, para dar ao veículo um toque elegante e futurista, de acordo com a empresa. Usando diferentes cores e combinações de iluminação, as unidades de sinalização do tejadilho podem fornecer comunicação e interação externa, demonstrando o estado e as intenções do robotáxi.