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Opel aposta forte na eletrificação da sexta geração do Astra

A Opel vai começar em breve a comercializar a sexta geração do Astra. abrindo um novo capítulo nos mais de 30 anos de história do modelo: pela primeira vez, o familiar compacto estará disponível com motorização eletrificada.

A Opel vai começar por propor o novo Astra como híbrido plug-in, com dois níveis de desempenho. Um ano após esse lançamento no mercado, a nova geração estará também disponível na versão 100% elétrica alimentada a bateria, com a designação Astra-e. Já a retirada das versões exclusivamente térmicas terá provavelmente de aguardar mais uma geração.

Para os clientes que preferirem a condução eletrificada, o novo Astra Hybrid – disponível a partir de 37.300 € – disponibiliza uma potência total de 133 kW (180 cv) e um binário máximo de 360 Nm, com um consumo de combustível combinado (WLTP) de 1,1-1,0 l/100 km e emissões de CO2 de 26-22 g/km. No modo puramente elétrico, o novo Astra Hybrid pode percorrer até 60 quilómetros (WLTP) sem emissões.

A versão topo de gama na oferta de motores é o híbrido mais potente, que estará disponível para encomenda ainda durante este ano, com uma potência combinada de 165 kW (225 cv), consumo combinado (WLTP) de 1,4-1,1 l/100 km e emissões de CO2 fr 31-24 g/km (números provisórios).

De acordo com a Opel, o novo Astra “é uma clara afirmação de design“, com o novo ‘rosto’ da marca, a secção dianteira Opel Vizor. A marca destaca também os faróis adaptativos Intelli-Lux LED Pixel, ‘importados’ do Opel Insignia. Com 168 elementos LED, o fabricante alemão afirma que “o sistema coloca os modelos da Opel na liderança destacada nos segmentos compacto e médio do mercado em matéria de iluminação”.

No interior, os instrumentos analógicos são abandonados em detrimento do Pure Panel totalmente digital, com um interface homem-máquina (IHM) mais intuitivo, segundo a Opel, através do qual os utilizadores podem comandar múltiplas funções através de ecrãs tácteis de grandes dimensões. As principais configurações, como o controlo da climatização, continuam a poder ser feitas através de teclas e botões físicos.

Os bancos dianteiros, desenvolvidos pela Opel, são certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR o condutor é apoiado por sistemas de assistência que incluem head-up display e sistema de assistência semi-automatizado Intelli-Drive 1.0, que integra as câmaras e sensores de bordo com conectividade ‘e-horizon’ e a câmara de 360 graus Intelli-Vision.

O novo Astra foi desenvolvido com base na terceira geração da versátil arquitetura multienergia EMP2. De acordo com a marca alemã, o comportamento “é tão sereno quanto dinâmico” e o automóvel é autobahn-proof, ou seja, concebido para um “excelente desempenho a alta velocidade”, à altura das autoestradas alemãs.

As encomendas para o novo Opel Astra arrancaram no outono de 2021, estando agendada a entrega das primeiras unidades aos clientes a partir da primavera de 2022. Na primeira fase de comercialização o novo Astra estará disponível na variante hatcback de cinco portas, seguindo-se a station wagon Astra Sports Tourer. O novo Astra é produzido na sede da Opel, em Rüsselsheim.

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