fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Polestar quer fabricar automóvel verdadeiramente neutro em CO2

Alguns dos principais fornecedores da indústria automóvel – SSAB, Hydro, ZF, ZKW e Autoliv – uniram forças com a Polestar para colaborar no desenvolvimento de um automóvel verdadeiramente neutro do ponto de vista climático.

A empresa sueca de automóveis de performance eléctricos assinou cartas de intenção para colaborar com uma seleção de parceiros estratégicos na área de metais, travões, segurança, sistemas de condução e eletrónica, para avaliar a pegada de carbono total do ciclo de vida dos veículos atuais, identificando os componentes e processos envolvidos na produção que podem ser reformulados para reduzir e, em última instância, eliminar as emissões de carbono.

O produtor nórdico de aço e metais SSAB deverá assim colaborar com a Polestar no fornecimento de aço ‘verde’, produzido sem recurso a combustíveis fósseis, que poderá potencialmente substituir não apenas os componentes convencionalmente produzidos em aço, mas também outros materiais com níveis de emissões significativos.

A empresa norueguesa de alumínio e energia renovável Hydro tem intenção de colaborar com a Polestar no fornecimento de alumínio sem carbono, enquanto o fornecedor de sistemas automotrizes ZF explorará com a marca sueca formas de eliminar emissões e poupar recursos no desenvolvimento e produção do grupo propulsor elétrico e na generalidade dos sistemas.

O fornecedor de equipamentos de segurança Autoliv associar-se-á à Polestar com dispositivos como airbags e cintos de segurança com zero emissões, e o fabricante de iluminação ZKW focar-se-á em sistemas e cablagens de controlo elétrico neutras para o ambiente.

A Polestar estendeu o convite para uma possível colaboração a outros fornecedores, investigadores, universidades, empresários, investidores e organizações governamentais e não governamentais. Adicionalmente, a marca comunicará com investigadores através da rede académica SDNS, que trabalha no apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Show More