O Grupo Polisport, empresa portuguesa líder mundial no fabrico de cadeiras para a mobilidade infantil em bicicleta, contribui para a defesa das abelhas, “a espécie mais valiosa da Terra”.
O Grupo divulgou o seu programa de responsabilidade social, levado a cabo pela sua marca de assentos de criança para bicicletas, Bobike, intitulado ‘Save The Bees”, que liberta uma verba de 0,50€ por cada cadeira Bobike One amarela vendida. No âmbito do projeto, o Grupo Polisport entregou recentemente 2700€ à British Beekeepers’ Association (Associação Britânica de Apicultores), no Reino Unido, mercado estratégico da Bobike.
Segundo Pedro Araújo, CEO do Grupo Polisport, “as abelhas desempenham um papel crucial na agricultura em todo o mundo e representam um elo insubstituível na produção de alimentos. A Bobike, a nossa marca premium ligada à mobilidade urbana e familiar, tem uma estratégia de sustentabilidade muito vincada no seu ADN”.
Segundo a foodtank.com, comunidade global que promove uma mudança do sistema alimentar, “as abelhas ajudam a produzir mais de 30% dos alimentos do mundo. Infelizmente, muitas práticas agrícolas industriais colocam em risco a vida destes polinizadores vitais. O aumento de monoculturas em larga escala, incluindo milho, trigo e arroz, pode diminuir a biodiversidade agrícola em todo o mundo”.
O uso de pesticidas e inseticidas pode também matar abelhas e fazer desapearecer colónias inteiras. O CEO do Grupo Polisport apela à mobilização da sociedade para a proteção da espécie: “Opte por alimentos produzidos localmente sempre que possível e, de preferência, de produção biológica. Prefira o uso de pesticidas naturais em vez de químicos agressivos”.