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Cortiça portuguesa no avião elétrico mais rápido do mundo

O avião elétrico mais rápido do mundo, ‘Spirit of Innovation’, utiliza aglomerados de cortiça no revestimento isolante da sua caixa de bateria. A matéria-prima foi fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim.

O ‘Spirit of Innovation’ tornou-se oficialmente o veículo 100% elétrico mais rápido do mundo em janeiro de 2022, quando a velocidade de 387,4 mph alcançada durante os voos de teste, realizados em novembro de 2021, foi oficialmente homolgada pela Federação Aeronáutica Internacional – quebrando assim três recordes mundiais de velocidade diferentes.

O avião resulta de uma parceria de longo prazo entre a Rolls-Royce, a YASA, fabricante inglês de motores elétricos, e a Electroflight, especialista britânico em armazenamento de energia para aviação e o cliente da Corticeira Amorim neste projeto.

A Electroflight projetou todo o sistema de propulsão (powertrain) e o sistema de bateria integrado para o ‘Spirit of Innovation’, usando três motores elétricos de fluxo axial YASA 750 R, e mais de 6.000 células cilíndricas Murata VTC6 18650 NCA. A empresa necessitava ainda de um material para a caixa da bateria que não fosse apenas estruturalmente robusto, mas também leve e extremamente resistente ao fogo.

A parceria com a Amorim Cork Composites resultou no desenvolvimento de um aglomerado de cortiça à prova de fogo para o interior da caixa da bateria. A invenção, agora patenteada, têm o benefício adicional de integrar materiais naturais sustentáveis – um aspeto vital, tendo em conta o objetivo geral do projeto governamental do Reino Unido, denominado ACCEL, que procura formas de acelerar a descarbonização da aviação.

“A caixa da bateria foi uma peça de engenharia extremamente desafiadora, pois todo o sistema de propulsão está conectado com a frente da aeronave. A caixa da bateria está, portanto, a fazer um trabalho extremamente importante, não apenas fornecendo contenção no caso de um incêndio na bateria, mas também mantendo a frente da aeronave conectada à estrutura da fuselagem. Além disso, tivemos que manter o peso no mínimo absoluto e garantir que o produto usado para a caixa da bateria fosse altamente resistente ao fogo”, explicou Douglas Campbell, diretor técnico da Electroflight.

António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, declarou: “No seguimento da COP26 realizada em novembro passado, a necessidade da eletrificação nunca foi tão evidente, estando a aviação no topo das prioridades. Tem sido uma honra trabalhar com empresas de classe mundial como a Electroflight e a Rolls-Royce para progredir ainda mais no caminho para a descarbonização da aviação. O facto de termos criado uma nova solução que agora pode ajudar outros nesse caminho é extremamente gratificante. Esperamos mais projetos nesta área que defendam o uso da cortiça, um dos mais sustentáveis produtos da Natureza”.

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