A Stellantis participou no live trial da 5G Automotive Association (5GAA), realizado em Blacksburg, no estado norte-americano da Virginia, com um conceito no domínio da comunicação 5G de veículos conectados e da tecnologia de vanguarda de computação multi-acesso (MEC). No ensaio ao vivo deste novo conceito de segurança de condutor e peões testaram-se novas tecnologias de roaming, para aplicação na segurança rodoviária.
Segundo Ned Curic, Chief Technology Officer da Stellantis, o objetivo principal destas tecnologias é tornar as estradas mais seguras para os condutores e para os peões e acrescentou que o “Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid é o veículo perfeito para estes testes ao vivo, por estar equipado com tecnologias vehicle-to-everything (V2X) e alertas de segurança ao condutor. Com a 5GAA, estamos a trabalhar com líderes do setor em todo o mundo, para ajudar a preparar o caminho para que a tecnologia autónoma possa beneficiar os nossos produtos e, em última análise, os nossos clientes”.
A Stellantis encontra-se envolvida noutras iniciativas a nível global, incluindo um programa de testes semelhante, realizado em Turim, Itália, destinado a avaliar a tecnologia 5G e a gestão de grandes volumes de dados, incluindo o dimensionamento e a configuração de capacidades de computação dentro das viaturas. A comunicação sem fios a alta velocidade é considerada pela empresa como um elemento-chave para permitir um aumento dos níveis de autonomia dos veículos, bem como de futuros serviços conectados e tecnologias de mobilidade.
O pacote de tecnologias de teste instalado no Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid permite ao veículo prevenir as infraestruturas próximas da sua posição, de modo a alertar os peões e outros veículos, mas também receber notificações de emergência da rede de telecomunicações.
Este concept car conectado utilizado na 5GAA usa câmaras e sensores fixos nas infraestruturas para recolher dados detalhados que completam o que um veículo pode ‘ver’ usando os seus próprios sistemas. Com uma ligação 5G de alta velocidade e tecnologia MEC, o sistema pode rapidamente tomar decisões no momento e local onde os dados são recolhidos, um cruzamento, por exemplo, de modo a poder comunicar eventuais riscos de segurança para os peões e veículos que se aproximem.
No programa de testes realizado na Virginia participaram ainda a Intel, Verizon, American Tower, CapGemini, Telus, Harman, Virginia Tech Transportation Institute e Virginia Department of Transportation, como parceiros da 5GAA.