fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Mazda apresenta roteiro para a neutralidade carbónica

A Mazda Motor Corporation acaba de publicar o seu Relatório de Sustentabilidade 2021, onde formula as bases da sua política sustentabilidade e identifica as questões sociais que devem ser abordadas no âmbito dos negócios da companhia, relacionando-as com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelas Nações Unidas.

Assim, a partir de agora, a companhia irá realizar iniciativas que irão abordar oito temas de sustentabilidade, assentes em três pilares fundamentais: Terra, Pessoas e Sociedade. A Mazda irá levar a cabo estas ações com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

O primeiro pilar, Terra, relaciona-se com as iniciativas para abordar as questões relativas à neutralidade carbónica até 2050 e a circulação de recursos. Para atingir o objetivo de neutralidade carbónica, a Mazda afirma reconhecer a importância de redução das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de um veículo e, por esta razão, implementou uma abordagem multi-soluções que lhe permite oferecer diferentes tecnologias, em consonância com as fontes de energia de cada região, e métodos de geração de energia, tanto na perspetiva da avaliação do ciclo well-to-wheel, como na do ciclo de vida (LCA). Por outras palavras, a marca japonesa continua sem se comprometer com um prazo concreto para a eletrificação total da gama, continuando a explorar os sistemas de propulsão convencionais.

Na indústria transformadora e da logística, o Mazda Group procura a maximização do valor energético e a diversificação energética, visando alcançar reduções nas emissões globais de CO2 totais nas suas instalações e operações logísticas. No contexto da circulação de recursos e para alcançar uma sociedade orientada para a reciclagem, a Mazda deu início a várias iniciativas baseadas no conceito ‘3R’ (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), de modo a incentivar a reutilização de água, plásticos e outros recursos em todas as fases do ciclo de vida de um veículo. Aguarda ainda que os esforços para tornar os processos mais eficientes se concretizem, levando a uma redução significativa das perdas de energia e de recursos em toda a cadeia de abastecimento.

No que diz respeito ao segundo pilar, as Pessoas, a Mazda diz pretender melhorar os níveis de satisfação dos colaboradores para com o trabalho, fomentando um clima corporativo que respeite diferentes talentos e valores. A diversidade e inclusão são referidos como elementos-chave para aumentar o potencial dos seus colaboradores, originar inovação em produtos e serviços que levará os clientes a construir laços especiais com a Mazda, “numa abordagem centrada no ser humano, em que lhes é oferecida uma experiência de marca única, em todas as fases de posse de uma viatura”.

Finalmente, no último pilar, Sociedade, a Mazda tem desenvolvido tecnologias de segurança em consonância com a Mazda Proactive Safety Philosophy (Filosofia de Segurança Proativa da Mazda) para promover uma sociedade sem acidentes rodoviários. A estrutura de base compreende tecnologias básicas de segurança, como a posição ideal de condução e a disposição dos pedais, a visibilidade e a interface homem-máquina. O bloco intermédio é composto pelo pacote i-Activsense da Mazda, conjunto de tecnologias de segurança desenvolvidas para oferecer automóveis mais seguros e fiáveis a um maior número de clientes. O bloco de topo é composto pelo Mazda Co-Pilot Concept, tecnologia avançada de apoio à condução que reduzirá o risco de acidentes e de danos para o condutor, para os veículos circundantes e para os peões. A Mazda também irá maximizar a utilização de tecnologias in-car e de conectividade já disponíveis.

Em resposta às exigências da atual transformação da indústria automóvel, representada pelo acrónimo CASE – tecnologia Conectada, tecnologia de condução Autónoma, Serviços partilhados e tecnologia de Eletrificação –, a Mazda procurará reforçar os laços com os seus atuais parceiros e continuará a explorar novas parcerias fora do espectro da indústria automóvel.

Show More