A Stellantis e o CEA (Comissariado da Energia Atómica e das Energias Alternativas) têm vindo a partilhar trabalhos de investigação ao abrigo de um contrato-quadro de 5 anos, com o objetivo de identificar tecnologias automóveis emergentes de longo prazo. Os projetos já em curso abrangem a modelação detalhada das atuais tecnologias de baterias.
As equipas da Stellantis e do CEA apresentaram os primeiros avanços na sua colaboração na área da modelação digital de baterias, modelos que possibilitam a análise das estratégias dos tempos de carregamento e os mecanismos de degradação da bateria, destinam-se a aumentar o seu tempo de vida útil e a alcançar um melhor controlo dos impactos ambientais das várias tecnologias ao longo dos próximos cinco anos.
O CEA tem como missão promover as tecnologias que desenvolve de modo a apoiar a competitividade das empresas e a soberania tecnológica francesa. Ao mesmo tempo, a procura pelos resultados ótimos económicos e ambientais da transição energética requer a conceção de componentes que integrem imperativos de sobriedade, durabilidade e reciclabilidade.
Conforme anunciado a 1 de março de 2022 no seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis pretende apoiar-se em ideias inovadoras para oferecer aos seus clientes soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis. Nicolas Champetier, vice-presidente sénior de Advanced Engineering Propulsion Systems da Stellantis, reconhece que “este trabalho de modelação digital terá um impacto positivo no desempenho e nos custos de utilização de baterias para os clientes”.
Nas palavras de Stephane Siebert, Director of Technological Research do CEA, “É com orgulho que o CEA fornece à Stellantis a sua experiência tecnológica, considerando todas as fases do ciclo de vida do produto, desde o seu desenvolvimento até ao final da sua vida útil”.