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Elétricos da Hyundai já podem devolver energia à rede

A Hyundai Motor está a expandir a sua oferta de soluções energéticas através do desenvolvimento da tecnologia Vehicle-to-Everything (V2X), uma inovação tecnológica que visa integrar, ainda mais, as energias renováveis e os veículos elétricos (BEV) na sociedade.

Uma das funcionalidades desta tecnologia é a solução Vehicle-to-Grid (V2G), que permite que a energia armazenada nas baterias dos veículos elétricos (BEV) seja fornecida a uma rede elétrica. Para além de estabilizar a rede, a energia armazenada nos BEV ajuda a gerir a procura de energia durante as horas de ponta e em situações de emergência. A Hyundai está atualmente a trabalhar em dois projetos-piloto V2X, nos Países Baixos e na Alemanha, com frotas de modelos Hyundai IONIQ 5 equipados com software V2G.

A tecnologia V2G irá permitir aos proprietários destes veículos não só ter a oportunidade de contribuir ativamente para a estabilização da sua rede local, mas será, também, um fator determinante para o fornecimento estabilizado de energias renováveis. A rede distribui diretamente energia renovável solar ou eólica aos utilizadores. Com a aplicação da V2G, a energia pode ser armazenada em BEVs e transferida de volta para rede quando não pode ser gerada, por exemplo, à noite, quando não há vento ou nas horas de ponta.

Para poderem suportar a tecnologia V2G, os BEV devem estar equipados com o hardware correto, incluindo um carregador bidirecional que permita o fluxo de energia de e para a bateria, e o software apropriado para controlar a descarga.

Esta transferência bidirecional de energia promove um consumo de eletricidade mais ativo, uma vez que os BEVs podem, também, ter outro propósito além do transporte de passageiros. Já que apenas uma determinada percentagem da capacidade da bateria é utilizada na condução, a restante energia armazenada pode ser devolvida à rede para ser utilizada pelos serviços locais de distribuição de energia.

Os proprietários dos veículos elétricos com tecnologia V2G também saem beneficiados, já que poderão recarregá-los a um custo mais baixo durante as horas de menos movimento.

De acordo com modelos de negócio atualmente sob revisão, uma vez que os serviços da rede energética passarão a ser utilizados de forma mais eficiente, a V2G resulta em poupanças no funcionamento dos sistemas elétricos, o que trará benefícios diretos para o utilizador.

Além disto, a implementação da tecnologia V2G também irá ajudar a acelerar a descarbonização do sistema energético. Como a eletricidade gerada a partir de fontes de energia renováveis, como a solar ou eólica, pode ser armazenada em BEVs, a dependência dos combustíveis fósseis será diminuída e a quantidade de emissões de dióxido de carbono será reduzida a nível global.

Os BEV não se limitam a transferir energia para a rede, podendo, também, alimentar casas e edifícios. Num ecossistema elétrico fechado e separado da rede comunitária, um BEV pode alimentar uma casa não só para reduzir a conta da energia no final do mês, mas também para ajudar a reduzir a procura na rede local. A tecnologia para este caso específico adota a designação Vehicle-to-Home (V2H). Já a tecnologia Vehicle-to-Building (V2B) pressupõe a utilização da energia armazenada num BEV para a alimentação de um edifício, por exemplo, de escritórios.

De acordo com a Hyundai, esta solução energética encontra-se na esteira do compromisso da marca em atingir a neutralidade carbónica nos seus produtos e operações globais até 2045. Até 2035, a empresa tem como objetivo possuir uma frota composta por veículos de zero emissões na Europa.

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